O trabalho remoto pode ser, por si só, muito motivador no início, mas, há grandes chances dessa motivação ir diminuindo com o passar do tempo. Para que isso não aconteça é necessário que os gestores e o departamento de RH apliquem técnicas motivacionais com os colaboradores.
Existem diversas técnicas capazes de manter os profissionais motivados ou então, que são capazes de motivá-los ainda mais. Vamos falar sobre elas aqui nesse artigo!
A importância da motivação no ambiente de trabalho
Quando se trabalha remotamente, é muito fácil que o profissional se torne alguém desmotivado. Ou seja, uma pessoa que não tem vontade de tomar iniciativas e, por consequência, acaba se tornando um profissional completamente improdutivo.
Por isso, aplicar técnicas motivacionais no trabalho remoto se tornou algo imprescindível. Essas técnicas tem como objetivo incentivar os colaboradores da empresa a desempenharem seus papeis com satisfação, produtividade e eficácia.
Logo, podemos dizer que a importância da motivação no ambiente de trabalho se dá por conta dos bons resultados que ela pode trazer. Afinal, uma empresa com funcionários desmotivados costuma ter resultados negativos e muito abaixo do esperado.
Além disso, talentos desmotivados não permanecem por muito tempo trabalhando na mesma empresa. Isso quer dizer que as técnicas motivacionais reduzem a taxa de turnover e aumenta a retenção de talentos!
Lembrando que quando falamos de trabalho remoto, a atenção para a motivação dos colaboradores deve ser redobrada, já que não existe um clima organizacional tão forte como o de um escritório cheio de colegas de trabalho.
Quais são as melhores técnicas motivacionais?
Existem diversas técnicas motivacionais que podem ser aplicadas não só no trabalho remoto ou no Home Office, mas também em qualquer outro ambiente de trabalho. Portanto, separamos a seguir algumas técnicas que com certeza vão te ajudar a estimular os colaboradores a produzirem mais e melhor. Confira!
Mantenha um contato direto entre gestores e colaboradores
É de extrema importância que os gestores se mostrem disponíveis para os colaboradores geridos. Para isso, deixe um canal oficial de comunicação reservado para dúvidas, conversas rápidas, resoluções de problemas ou para o que mais for necessário.
Dê suporte constante aos profissionais em trabalho remoto
Num escritório, quando algum colaborador tem dúvidas, basta que ele se levante e vá perguntar ao responsável pelo assunto. Porém, no trabalho remoto não é possível que isso aconteça da mesma forma. Para contornar este problema, uma das técnicas motivacionais que pode ser usada é dar suporte constante aos colaboradores por meio de algum canal de comunicação pré estabelecido.
Conte com um bom sistema de gestão de tarefas
Pode parecer que não, mas usar plataformas de gestão de tarefas está sim, entre as técnicas motivacionais que podem ser usadas no trabalho remoto. Por meio dessas plataformas é possível demandar, acompanhar e gerenciar todas as atividades que estão sendo desenvolvidas em cada setor e por cada colaborador.
Crie metas claras e tangíveis
Assim como no trabalho presencial é preciso que metas claras e tangíveis sejam estabelecidas, no trabalho remoto fazer isso também está entre as técnicas motivacionais obrigatórias. Afinal, criar metas inalcançáveis pode fazer com que o profissional se sinta incapaz e acabe ficando desmotivado.
Incentive a saúde mental dos colaboradores
Quando se trabalha em casa pode ser mais difícil controlar a ansiedade e manter a concentração. Portanto, aconselhe os colaboradores sobre a importância da saúde mental e os oriente para que consigam manter a mente saudável.
Para conhecer as melhores ferramentas para atuar no home office, leia o artigo a seguir: