Testes psicológicos para fazer na seleção de funcionários

Testes psicológicos para fazer na seleção de funcionários

Testes psicológicos para fazer na seleção de funcionários

O processo seletivo é um momento muito importante quando falamos de Recrutamento e Seleção. Afinal, é através dele que as empresas encontram os talentos que vão fazer parte da organização a partir da admissão. Uma boa tática para acertar em cheio na hora de saber se o perfil do candidato se encaixa com o da empresa, é aplicar testes psicológicos.

Por meio desses testes, o recrutador consegue identificar aspectos relevantes não somente sobre a personalidade da pessoa e como ela irá se comportar no dia a dia da empresa, mas também, é possível identificar a forma de trabalho do profissional, ou até mesmo se ele tem um perfil mais operacional ou de gestão.

Quer entender melhor? Continue lendo esse artigo, vamos explicar tudo aqui!

O que são testes psicológicos?

Os testes psicológicos são testes que visam identificar certas tendências comportamentais nas pessoas em que o teste é aplicado. É importante lembrar que os profissionais que têm aptidão para aplicar tais testes são os psicólogos.

Esses testes são utilizados pela empresa para que seja possível identificar a capacidade do candidato de fazer parte do ambiente organizacional e exercer as funções que serão atribuídas a ele caso seja aprovado para a vaga que se candidatou.

Isso quer dizer que ao aplicar os testes, a seleção de candidatos se torna algo muito mais assertivo e estratégico.

onboarding

Qual é a importância de aplicar testes psicológicos?

Apesar de os testes psicológicos ajudarem a identificar algumas competências profissionais do candidato, essa não é a principal função que eles possuem. Isso porque existem outras maneiras de entender isso. Por exemplo, é possível avaliar as experiências anteriores, aplicar testes de competência, etc.

Inclusive, em algumas vagas de trabalho é muito comum que a pessoa admitida receba treinamentos nos primeiros dias.

Então qual é a real importância dos testes psicológicos? Bom, a função deles é entender o que nenhum teste de habilidades irá mostrar: se o novo colaborador terá fit cultural com a empresa. Ou seja, se ele se enquadra naquela lista de valores que a organização tem definida.

Isto é, caso ele possua fit cultural com a organização, ele não se sentirá um “peixe fora d’água” assim que começar a trabalhar e perceber que nada do que ele pensa condiz com o que a empresa acredita.

Além disso, como mencionamos anteriormente, é possível identificar as características que alguns cargos exigem. Por exemplo, se a vaga em questão for para um cargo de gestão, o profissional deverá ter aptidões comportamentais para ser um bom gestor.

Analisar bem esses pontos podem evitar problemas futuros como uma alta taxa de turnover. Afinal de contas, aplicar esses testes permitirão que o RH contrate pessoas mais engajadas e que vão contribuir para um bom clima organizacional.

Quais são os tipos de testes psicológicos?

Existem alguns tipos de testes psicológicos que podem ser aplicados na hora de selecionar os candidatos, sendo que cada um deles tem o foco voltado para determinado ponto. Vamos falar um pouco sobre alguns dos que são mais comumente aplicados.

Teste polográfico

Esse é um dos testes psicológicos mais conhecidos pelas pessoas, já que é aplicado em diversas situações. Ele tem o objetivo de identificar certos indícios de personalidade e é feito da seguinte maneira:

A pessoa que está sendo analisada recebe um papel em branco onde deve fazer vários traços um ao lado do outro durante um tempo pré-determinado. A partir disso, o psicólogo ou psicóloga irá avaliar as características da personalidade se baseando na forma que os traços foram feitos.

Sendo assim, existem resultados diferentes para a quantidade de traços, a regularidade e similaridade entre eles, o espaçamento entre um traço e outro, a grossura ou finura que foram feitos, a inclinação, etc.

Teste de Atenção Concentrada

Como você já deve imaginar pelo nome, o Teste de Atenção Concentrada tem como finalidade identificar a capacidade da pessoa que está fazendo os testes psicológicos de manter a atenção em uma determinada atividade. Além disso, é possível perceber a média de quanto tempo a pessoa consegue manter a concentração.

Nesse teste, o avaliado precisa identificar entre diversas figuras parecidas, as figuras padrões que foram mostradas previamente a ele. Quanto mais figuras ele identificar de forma correta, quer dizer que mais atenção ele possivelmente tem.

Escala Beck

As escalas beck são testes psicológicos capazes de identificar alguns sintomas de distúrbios psicológicos como a ansiedade e a depressão. Com ele é possível medir a intensidade dos sintomas, e também, identificar riscos de tentativas de suicídio vinda da pessoa avaliada.

Além de ser aplicado no Recrutamento e Seleção, esse teste também pode ser aplicado periodicamente pela empresa para que o nível de saúde mental dos profissionais seja sempre satisfatório.

Teste QUATI

O teste QUATI ou questionário de avaliação tipológica, está entre os testes psicológicos que identificam traços de personalidade. Nele, algumas questões são feitas aos avaliados para que se possa identificar os níveis de introversão, racionalidade, empatia, competitividade, etc. Ou seja, é possível saber se o candidato tem a personalidade que a vaga requer.

Teste de habilidade social

Dentre os testes psicológicos, o teste de habilidade social pode ser considerado um dos mais importantes para os candidatos à vagas em que o trabalho em equipe é um ponto fundamental.

Isso porque ele testa o nível de sociabilidade que a pessoa tem. Ou seja, a partir dele é possível saber se o profissional tem a capacidade de se relacionar socialmente ou não. E caso tenha, é possível saber em qual nível isso acontece sem que haja conflitos.

Teste de Raciocínio lógico

O teste de raciocínio lógico pode ser muito útil para avaliar a habilidade do avaliado de solucionar problemas de forma criativa e prática. Já que o raciocínio lógico tem a ver com um pensamento mais rápido.

É muito comum que testes de matemática simples sejam aplicados nesses casos, pois a partir deles é possível avaliar a interpretação texto também.

Esses são alguns dos testes mais conhecidos que podem (e devem) ser aplicados na hora de selecionar um candidato, mas é claro que existem outros testes psicológicos além desse. Para saber qual é o mais adequado para aplicar em determinada vaga, o gestor de RH ou a pessoa responsável por isso deve consultar um psicólogo ou psicóloga.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: