Trabalho em equipe: como desenvolver com os colaboradores?

Trabalho em equipe: como desenvolver com os colaboradores?

Se o foco de uma empresa é gerar resultados, é de extrema importância que os gestores saibam muito bem como desenvolver o trabalho em equipe entre os colaboradores. Afinal, é através da relação interpessoal e da boa comunicação que as pessoas conseguem alcançar os objetivos em comum.

Você sabe como proporcionar um ambiente harmonioso com rapidez e eficiência entre os colaboradores? Se não tem certeza da resposta esse artigo foi feito pra você! Continue lendo para saber como desenvolver o espírito de trabalho em equipe dentro da organização.

onboarding

Qual a importância do trabalho em equipe?

Trabalhar em equipe significa reunir um grupo de pessoas (seja qual for a quantidade) para somar seus esforços em prol de um objetivo em comum. Ou seja, significa trabalhar em conjunto para atingir um propósito. Esse propósito pode ser finalizar um projeto, alcançar determinada meta da empresa, realizar alguma tarefa que foi demandada, etc.

Ao colocar em prática o trabalho em equipe, o resultado obtido se torna responsabilidade de cada um dos membros da equipe. E é justamente por isso que é tão importante que todos saibam exatamente como se portar nesse momento.

Caso algum membro não saiba como proceder quando o assunto é trabalho em equipe, todos irão sair prejudicados. E o mais importante: o objetivo que a equipe tinha pode não ser alcançado, causando problemas tanto para os responsáveis pelo projeto, quanto para a empresa que estava contando com aquilo.

Por isso, é papel do gestor da equipe ou até mesmo do Departamento Pessoal, saber introduzir e desenvolver com os colaboradores o senso de trabalho em equipe na empresa. Ao fazer isso todos sairão ganhando e, com certeza, os resultados serão promissores.

Como desenvolver na empresa?

Sabemos que lidar com pessoas diferentes e desenvolver o senso de trabalho em equipe em todos pode ser difícil. Mas para facilitar o seu processo separamos alguma dicas valiosas para que você consiga aplicar isso na empresa:

1. Contrate colaboradores de forma estratégica

Nas próximas dicas falaremos de como tratar o desenvolvimento do trabalho em equipe com os colabores que já atuam na organização. Porém, é importante lembrar que sempre que você for contratar um novo funcionário, é preciso pensar de forma estratégica e analisar seu perfil cuidadosamente.

Na hora de fazer o Recrutamento e seleção de novos funcionários busque entender se a pessoa que está sendo avaliada já possui um perfil comportamental que demonstra saber como trabalhar em equipe. Para isso, quando for fazer as perguntas avalie o nível de proatividade, o nível flexibilidade, a forma como ela se comunica, se ela sabe escutar ou não, se é comprometida, etc.

2. Defina metas para o grupo

Além de definir metas individuais, defina metas para o grupo e deixe claro que todos devem se ajudar para que o objetivo seja alcançado.

Assim, os profissionais irão entender que é necessário ajudar e ser ajudado para que o trabalho em equipe corra bem e conforme o esperado.

3. Aplique dinâmicas em grupo

Existem diversas dinâmicas em grupo capazes de estimular e desenvolver o trabalho em equipe. Essas dinâmicas possibilitam que os funcionários interajam mais e se conheçam além do que vêem superficialmente no dia a dia. Se você quer algumas ideias de dinâmicas para aplicar na empresa dá uma olhada nesse post que fizemos: Dinâmica entre colaboradores: dicas para fazer na empresa.

Neste artigo damos dicas, ideias e explicamos como aplicar essas dinâmicas de forma ideal para que realmente tragam o resultado esperado, que no caso, é desenvolver o trabalho em equipe entre os funcionários.

4. Defina o trabalho em equipe como valor da empresa

Toda empresa deve definir seus valores. Na hora de fazer isso, não se esqueça de estabelecer o trabalho em equipe como um dos valores principais na organização. Assim o conceito ficará enraizado e muito claro para todos os profissionais.

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: