trabalho remoto

Regras de etiqueta: entrevista e trabalho remoto

Regras de etiqueta: entrevista e trabalho remoto

Este artigo faz parte da trilha de aprendizagem “Guia de estudos: fique apto para o trabalho remoto”. Clique aqui e confira todas as postagens!

Trabalho remoto

Com a recomendação de isolamento social, muitas pessoas foram pegas de surpresa com o trabalho remoto: o que antes era visto como um privilégio, virou a realidade de muitos! 

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Vamos te ensinar aqui as regras de etiqueta do home office e te preparar para este desafio. 

Você está em casa, mas ainda é uma relação de trabalho

Isso significa que os bons costumes que temos no ambiente de trabalho devem ser mantidos nas comunicações online. Se dirija às pessoas com respeito, mantenha a conversa no âmbito profissional e não envie mensagens ou fotos inapropriadas.

Ah, não se esqueça de usar um email profissional para manter contato com recrutadores, usar algo como “amandinhah__@yahoo.com” pode diminuir a sua credibilidade.

Vista-se bem

Calma, ainda não é hora de tirar as roupas de gala do armário. Durante uma entrevista ou até em reuniões por vídeo durante o trabalho remoto, não esperamos ver ninguém usando pijamas e roupão. Se o seu trabalho possui uniforme, uma boa dica é continuar usando. Caso não tenha, vista-se adequadamente à atividade que você desempenha ou quer conquistar – ao participar de entrevistas, por exemplo.

Mantenha uma rotina produtiva

Sem a necessidade de deslocamento é possível ganhar alguns minutos a mais de sono, porém manter a sua rotina é importante. Quando temos um ritual de acordar, tomar banho, café, nos vestir para trabalho, preparamos nossa mente e corpo para desempenhar bem as atividades. Não vale levantar com o alarme da reunião ou entrevista! Honestidade e comprometimento são essenciais para o trabalho remoto.

Organize seu ambiente de trabalho

Temos uma matéria só para te ensinar como organizar o seu “cantinho de trabalho”, lá você encontrará dicas práticas que vão te ajudar muito (incluir link para matéria). Mas aqui, queremos lembrar que brinquedos, panelas, itens de higiene e qualquer outro utensílio doméstico que você não use para trabalhar, deve estar fora da sua visão neste momento. 

Comprometa-se com a sua empresa

Este é um momento de muita instabilidade no mercado brasileiro e no mundo todo, se a sua empresa pode continuar de “portas abertas” e funcionando através do trabalho remoto, faça a sua parte! Desempenhe bem as suas atividades, seja pró-ativo e comunique-se com a sua equipe.

Negociação em família

Temos que admitir que o cenário atual não é o ideal para o trabalho remoto: filhos, parceiros, amigos de quarto e família estão em casa durante o seu expediente. Nessas situações o ideal é negociar para que durante o seu momento de trabalho não ocorram muitas interrupções, pedidos para lavar a louça ou faxina. Sabemos que imprevistos acontecem, mas este momento de trabalho é importante para você, a empresa e toda a sua família. 

Comunique-se com empatia

Será muito comum utilizar ferramentas para realizar chamadas de vídeo em reuniões de trabalho e entrevistas de emprego. Lembre-se que nem todo mundo possui familiaridade com essas ferramentas, então tenha paciência e ajude se puder. 

Uma outra dica muito importante é confirmar se a pessoa pode falar através de vídeo naquele momento, vale agendar a conferência por mensagem, email ou ligação antes, ok?

Dica bônus: se você não sabe como usar as principais ferramentas de comunicação, temos  ótimos cursos que você pode conferir depois.

Resumindo: bom senso, comprometimento e muita empatia farão você evitar muitas gafes. Agora é só colocar em prática e boa sorte!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: