Transformação digital aprendizados sobre a importância em PMES

Transformação digital: aprendizados sobre a importância em PMES

Transformação digital: aprendizados sobre a importância em PME’s.

A transformação digital não é mais uma novidade e sim uma necessidade, principalmente às empresas que estão começando agora e precisam de um empurrãozinho para crescerem no mercado.

O que é transformação digital?

A transformação digital é caracterizada pela utilização de novas tecnologias nas empresas, de forma em que as soluções possam agilizar o dia a dia dos profissionais.

Sendo assim, para as PME’s essa transformação é de ótima ajuda e pode ser também o que estas precisam para impulsionar o negócio.

No setor de RH, por exemplo, as transformações ocorreram principalmente nos processos de recrutamento e seleção, que agora podem ser totalmente digitais.

Do mesmo modo, o recursos humanos também pode contar com assinaturas online e armazenamento em nuvem.

O que muda na empresa com está?

Quando pensamos na era digital qual é a primeira coisa que vem a mente? Exatamente, TI.

Se uma equipe de TI já era necessária nos primórdios, agora então é mais ainda. Isso porque, com a transformação também vêm diversas responsabilidades, se atentar a LGPD é a principal delas.

Então, se você não tem certeza se a sua PME está de acordo com a Lei, pode conferir neste artigo completo que preparamos sobre clicando aqui.

Automação dos dados e planejamento de tarefas

Não é mais necessário ter uma sala de armazenamento para os papéis e nem mais se planejar em agendas físicas, tudo isso agora pode ser organizado em apenas alguns apps.

Os mais utilizados pelas empresas são:

  • Agenda Google;
  • Asana; 
  • Trello;
  • Toggl Track.

Vai da empresa analisar qual é o melhor para os colaborados e então decidir qual implementar no negócio. 

Local de trabalho e reuniões

Faz parte desse processo uma mudança na cultura da empresa que consequentemente mudará onde os colaboradores se reunirão e concluirão as suas tarefas.

O home office, por exemplo, tem sido um modelo muito utilizado onde gastos são poupados e profissionais se sentem mais seguros e a vontade, dessa forma, se tornando mais engajados e produtivos.

Pode ser um pouco desafiador manter os funcionários de uma pequena empresa em home office, mas é possível organizar as rotinas com um bom planejamento e alinhamento de ideias.

O importante ao abraçar a transformação tecnológica é não deixar a empresa ‘boiando’ e sim adequá-la conforme as implementações acontecem aos poucos.

Pronto! Agora você já sabe mais sobre está transformação e sua importância para as PME’s! Para saber mais dicas incríveis do mercado de trabalho, fique atento aos nossos canais: assine nossa newsletter e entre em nosso canal do Telegram: Eu Amo RH

Até o próximo artigo! <3  

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: