valores de uma empresa

Valores de uma empresa: você sabe como defini-los?

Valores de uma empresa: você sabe como defini-los?

Para que uma empresa possa existir e prosperar de forma saudável, é preciso que seja definido o trio: missão, visão e valores. Esse trio é capaz de mostrar para os clientes, funcionários e parceiros qual é a real identidade da empresa, o motivo dela existir e qual é a essência dela.

Já tratamos brevemente sobre cada um desses 3 pontos neste artigo: missão, visão e valores. Mas hoje, viemos falar especificamente sobre os valores da uma empresa. Então se você já sabe exatamente quais são a missão e visão da empresa, está na hora de entender a importância dos valores e saber como defini-los.

O que são valores de uma empresa?

Você se definiria como uma pessoa com valores? Acredito que a resposta seja sim, afinal, todas as pessoas possuem valores, independente de quais sejam. Da mesma maneira acontece com as empresas.

Toda empresa, mesmo que ainda não tenha identificado quais são, possui valores. E esses valores são as crenças, os ideais de atitude, a forma de se comportar e as relações que se têm no ambiente de trabalho interno e externo.

É através deles que as pessoas criam uma identificação com a empresa. Ou seja, quando algum cliente resolve comprar algo, é porque provavelmente ele compactua com as crenças e os ideais que o empreendimento possui. Assim como quando alguém se candidata para uma vaga, ou quando o RH seleciona o perfil adequado de profissional na hora do Recrutamento e Seleção.

Afinal de contas, quando se tem pessoas unidas com os mesmos valores, fica muito mais fácil seguir também, a missão e a visão da empresa!

Para que os valores de uma empresa realmente se enraízem no local de trabalho, é papel do setor de Recursos Humanos e de todos os líderes, divulgar essas questões e internalizá-las com os colaboradores ou a equipe.

onboarding

Como defini-los?

Existe uma maneira muito conhecida para definir os valores de uma empresa, e é mais fácil do que você imagina. O primeiro passo é responder à pergunta: “Se a empresa em questão fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada?

Pense em uma lista de adjetivos que podem responder a essa pergunta. Pensou? Agora é só responder a uma segunda pergunta: “Essa lista de atitudes poderia servir como a lista de valores do negócio?“. Se a sua resposta foi sim, você já tem a lista de valores da empresa. Mas se a resposta foi não, volte para a primeira pergunta e responda novamente até que você consiga uma lista adequada de valores.

Uma dica para a hora de definir os valores da empresa, é não definir adjetivos muito generalistas, afinal de contas cada empreendimento é único e merece uma lista de valores únicos. Além disso, busque usar termos que facilitem a compreensão de quem lê ou ouve falar. Dessa forma há mais chances de que uma identificação com a marca seja criada.

Por fim, lembre-se que os valores da empresa serão a base da cultura organizacional da mesma. Então, pense bem em cada detalhe para que a organização tenha uma cultura sólida e bem estruturada de acordo com as crenças e ideais que mais forem adequados!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: