Você sabe a diferença entre líder e chefe?

Você sabe a diferença entre líder e chefe?

Chefiar ou liderar? Essa é uma dúvida frequente dos profissionais que se veem a frente de uma equipe. Mas você sabe responder qual a diferença entre líder e chefe? Já adiantamos, é nítido como um orienta diferente do outro. 

Neste artigo iremos apresentar o conceito de chefe, líder e as diferentes atitudes que cada um toma a frente da equipe. Acompanhe o texto e boa leitura! 

Qual a diferença entre líder e chefe? 

Primeiramente, você precisa entender que chefe e líder não são a mesma coisa. Pode até haver uma semelhança, mas ela só está relacionada a hierarquia, pois a maior diferença de ambos é a forma como eles exercem o poder dentro do grupo. Confira abaixo as explicações. 

  • Chefe 

O chefe tem postura e é uma figura mais autoritária, que determina as atribuições dos empregados visando, na maioria das vezes, apenas alcançar as metas e os resultados, independente de qualquer problema. 

Essa imposição que muitos chefes aplicam pode desmotivar os funcionários, fazendo com que eles não se sintam a vontade para tirar dúvidas e levar ideias para a equipe, visto que o chefe não tem a tendência de ouvi-los. 

Outra característica do chefe é a falta de interesse no ambiente em que seus funcionários trabalham. Isso porque o foco são os processos e não as pessoas. 

  • Líder 

O líder tem o poder da decisão, tendo conhecimento e experiência para isso. Ele se preocupa com o diálogo e a motivação dos seus colaboradores, pois os veem como equipe. Além disso, o líder desperta o respeito, inspiração e presença entre seus funcionários, pois assume seus erros (quando os comete) e ouve seus funcionários com atenção. 

Em relação às estratégias, o líder observa os pontos fortes dos membros da sua equipe e as cria para aproveitar os talentos que tiver no grupo de maneira eficaz. Outro ponto de destaque do profissional é que ele reconhece as dificuldades ao seu redor e cria um ambiente acolhedor, onde haja crescimento e conhecimento  compartilhado. 

Por isso aquela velha frase ecoa ao pensarmos na diferença entre líder  chefe. 

“Um chefe não pode ser considerado um líder, mas um líder pode ser considerado um chefe.”

Em resumo, o chefe é aquele profissional que lidera pela autocracia, faz seus colaboradores o obedecerem por medo e possui uma equipe retraída, sem oportunidade de crescimento. 

Por outro lado, o líder é o profissional que opta pela democracia, tem o respeito dos seus colaboradores, a confiança e cooperação da equipe que é liderada por ele. 

Quais as principais características de um líder e um chefe?

Agora que você já entendeu a diferença entre líder e chefe, saiba as características predominantes de cada um.

O líder: 

  1. Sabe ouvir seu colaborador; 
  2. Se comete um erro, ele assume. 
  3. Faz feedbacks constantes; 
  4. Reconhece o trabalho da sua equipe; 
  5. Respeita cada colaborador com a sua particularidade; 
  6. Motiva e engaja os membros do grupo; 
  7. Opiniões contrárias a sua são bem-vindas.

O chefe: 

  1. Coordena com autoridade; 
  2. Centralizador. Só ele toma as decisões; 
  3. Foca apenas nos processos e resultados; 
  4. Não interage com a equipe e não aceita opiniões contrárias; 
  5. Atribui as conquistas apenas a ele e não admite os próprios erros;
  6. Cobra a equipe excessivamente por querer que as coisas seja do seu modo. 

E aí, você se identifica com qual modalidade de profissional? O líder ou o chefe? 

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: