O trabalho e a gestão remota já está na rotina de muitas empresas há um bom tempo. Porém, nas últimas semanas foi recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que as pessoas permanecessem em casa para evitar que o novo coronavírus se propague ainda mais.
Com isso, não só os colaboradores precisaram se adaptar à nova rotina e descobrir como trabalhar em casa sem diminuir a produtividade, como também, o RH, os líderes e os gestores precisaram adaptar a forma de aplicar a gestão de pessoas.
Se você é uma dessas pessoas que está tentando se adaptar à gestão remota, esse texto foi feito para você! Nesse artigo explicaremos tudo sobre como fazer a gestão de pessoas à distância!
Como ter sucesso na gestão remota?
Uma das principais dificuldades quando se trata de gestão remota, por incrível que pareça, não é fazer com que os colaboradores cumpram suas atividades. Apesar de muitos gestores pensarem assim, logo que adotam esse tipo de gestão, percebem que, na verdade, a parte mais difícil é manter os profissionais engajados e motivados.
Então, para que seja possível fazer isso, é muito importante que os colaboradores se mantenham conectados entre si e com seus gestores. Isso quer dizer que a comunicação deve ser fluida e eficaz para que tudo funcione. Além disso, o senso de colaboração precisa estar muito presente.
Tudo isso é possível se as ferramentas certas de gestão remota forem adotas e claro, se os gestores e o Recursos Humanos as usarem da maneira correta. Portanto, para te ajudar trouxemos algumas dicas de como fazer uma gestão remota a seguir.
Mantenha um contato próximo com os colaboradores
É muito importante manter um contato próximo com os colaboradores na gestão remota. Isso porque, quando esse contato não existe, é muito possível que os profissionais se sintam abandonados. Uma daily meeting rápida por vídeo conferência pode ser a solução. Além disso, canais de comunicação como o Slack, por exemplo, costumam ser ótimos aliados.
Outro fator que influencia nesse contato é a sua disponibilidade como gestor para responder os colaboradores. Até porque, um atraso numa resposta urgente pode afetar toda a operação e a produtividade da equipe inteira.
Mantenha a equipe envolvida nos projetos
Para manter a equipe envolvida nos projetos é preciso que todos saibam exatamente o que cada um está fazendo e em qual etapa do processo estão. Portanto, ferramentas de gestão de tarefas como o Asana, Trello ou Monday.com são essenciais na hora de manter essa conexão.
Nelas, é possível adicionar tarefas e, conforme vão sendo cumpridas, o colaborador responsável pode avançar na ferramenta o que já foi feito para que todos tenham conhecimento.
Conte com as melhores ferramentas de gestão remota
Além dessas que já mencionamos acima, existem diversas outras que podem ajudar o RH e os gestores a fazerem uma gestão remota eficiente. Elas ajudam não só na gestão das atividades, mas também na gestão de horas trabalhadas, de documentos admissionais etc.
Fizemos um post elencando as melhores ferramentas para se trabalhar com Home Office e gestão remota, para conferir é só clicar: