25 de abril: dia da contabilidade

25 de abril: dia da contabilidade

Dia 25 de abril é comemorado o dia da contabilidade. Uma área de constante expansão e extrema importância para o empreendedorismo do Brasil.  Sabemos que o contador é essencial para o andamento dos negócios, pois é o responsável por lidar com os impostos e taxas de uma empresa. Mas você quais as funções desse profissional? Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre a profissão.

Origem da data comemorativa 

Primeiramente é interessante sabermos que o dia da contabilidade surgiu em homenagem ao senador João Lyra Tavares, que defendeu a regularização da profissão de contábeis no Brasil em 25 de abril de 1926. Sendo assim, Lyra se tornou o patrono da contabilidade no país.

No entanto, a regulamentação da profissão só veio acontecer com o Decreto nº 20.158, em 30 de junho de 1931, data que as ciências contábeis foi oficializada no Brasil, mas foi em 23 de maio de 1979 que o dia da contabilidade foi de fato criada.

A curiosidade da data é que até abril de 2012, o dia da contabilidade era chamado de dia do contabilista, no entanto, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou a alteração do termo contabilista para profissional da contabilidade.

Quais as funções do contador?

O contador é o profissional formado em Ciências Contábeis, com curso superior. Sendo assim, ele está apto a exercer funções ou prestar serviços nas áreas financeiras, atuarial, econômica e patrimonial de uma empresa. Além disso, ele pode atuar na gestão de uma corporação, mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria, e precisa estar credenciado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).  O contador é o profissional ideal para você que vai abrir uma empresa e não quer lidar com os trâmites ou precisa de uma recomendação de qual regime tributário é o mais indicado para o seu caso.

O contador(a) é um profissional essencial para o crescimento de qualquer negócio, além de lidar com os impostos, taxas e toda a burocracia que envolve uma empresa e o governo, ele busca soluções eficientes para a evolução do empreendedorismo no país.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙.

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão