O crescimento empresarial depende totalmente da satisfação dos clientes. E a nossa dica para que isso ocorra, é investir nas metodologias ágeis. Nesse contexto, podemos aplicar diferentes estratégias no setor de contabilidade das empresas. No artigo a seguir falaremos sobre o que é e como usar a metodologia ágil na contabilidade.
Acompanhe!
O que é metodologia ágil?
As metodologias ágeis são uma forma mais eficaz de gerenciar projetos. Ou seja, elas dão mais agilidade à sua execução, pois fazem a divisão das etapas dos projetos. Esse conceito esteve muito atrelado às áreas de desenvolvimento de softwares e programação — porém, com a comprovação dos processos e benefícios, o método pode ser aplicado no setor de contabilidade.
Além disso, as metodologias ágeis otimizam as entregas de uma empresa, sejam elas ligadas ao desenvolvimento de um produto ou relacionada à execução de um serviço. Ou seja, a metodologia serve para encurtar o caminho até determinado resultado.
Um projeto macro requer muitas entregas, a lógica das metologias ágeis é pegar esse projeto e dividi-lo em pequenas etapas com prazos mais curtos. Sendo assim, o cliente terá acesso a pequenas entregas do “produto final”, e poderá acompanhar a evolução do mesmo.
Como usas a metodologia ágil na contabilidade?
Em outras palavras, podemos relacionar a metologia ágil com o tempo e a agilidade, pois a proposta é essa: entregar as demandas de forma mais rápida. No entanto, não podemos focar apenas nisso. A metodologia também propõe mais organização, qualidade e adaptabilidade do trabalho.
Por isso, aplicar a metodologia ágil é uma ótima opção para os setores de contabilidade. Já que o processo permite que se tenha menos erros, retrabalho, atraso nas entregas e transparência.
Confira algumas formas de aplicar as metodologias ágeis no seu escritório de contabilidade:
- Scrum
Esse sistema é bem conhecido entre as equipes de gestão de projetos, pois o método funciona a partir da definição de ciclos para a execução de um projeto -chamados sprints. Sendo assim, os sprints são subprojetos executados por colaboradores que possuem as habilidades e competências necessárias para determinada etapa.
Além disso, a metodologia permite que um representante do cliente faça parte da execução do projeto, atuando como um controle de qualidade.
- Kanban
Já o método Kanban é o mais utilizado nas empresas, pois sua funcionalidade é simples e baseia-se na utilização de checklists. Para os processos do setor de contabilidade, o Kanban oferece mais organização nas entregas, por exemplo: é possível criar um quadro onde as tarefas em execução ficam visíveis para toda a equipe.
Esse quadro pode ser dividido em tarefas: realizadas, em execução e concluídas. A proposta é facilitar o entendimento do time e tornar o projeto mais visível. Com isso há menos erros nas entregas, atrasos e desorganização.
Duas metodologias ágeis que agregarão muito ao seu escritório de contabilidade.
Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH, assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!
Até o próximo artigo! .