5 ações para otimizar o seu RH

5 ações para otimizar o seu RH

A verdade é que a área de Recursos Humanos é uma das mais importantes da organização, porque cuida do bem mais valioso da empresa: as pessoas! Nenhuma empresa chega em algum lugar ou cresce sem as pessoas que trabalham para ela chegar lá. E é por isso que hoje vamos reunir 5 ações que vão ajudar a transformar e otimizar o RH da sua empresa, e isso com certeza irá refletir em toda a organização. Confira!

1. Valorize os colaboradores (de verdade!)

Sem pessoas, não existe a área de Recursos Humanos. Por isso, os colaboradores devem sempre ser prioridade no trabalho do RH. Foi-se o tempo em que as pessoas ficavam na mesma empresa pelo resto da vida, mesmo quando insatisfeitas. Hoje em dia, o profissional vai para onde ele é mais valorizado, tanto em questão salarial, como em clima organizacional. 

Estabeleça um plano de bonificações ou, caso não seja possível, atente-se em estar sempre de olho em questões que são importantes hoje em dia, como: equidade salarial, cuidado com a saúde mental e física, benefícios, entre outros.

2. Faça o mapeamento de competências

Com um mapeamento de competências, fica mais claro para a empresa, o RH e os colaboradores, quais são as habilidades e conhecimentos necessários para atingir os objetivos da organização. Por meio do mapeamento, é possível estabelecer um LNT (Levantamento das necessidades de treinamento) e uma avaliação de desempenho dos funcionários.

3. Realize avaliações de desempenho com feedbacks

Ser honesto com os colaboradores sobre os pontos positivos e os pontos a melhorar é essencial para uma relação saudável no trabalho. Porém, é preciso incentivar que ele também dê seu retorno. Por isso o feedback deve ser sempre uma via de duas mãos. 

Da mesma forma que o empregado “vende” suas horas para a empresa, ele também quer obter um retorno dela em seu aprendizado e ter sua opinião valorizada. É importante ouvir o que o colaborador tem a dizer, sempre pode ser algo a contribuir com o crescimento da organização.

4. Trabalhe a comunicação interna

A comunicação é uma das principais falhas na organização, levando a erros e problemas que podem ser catastróficos. Para evitar isso, busque por uma ferramenta de comunicação online que seja padrão na organização. Seja Skype, Teams, Slack, entre outras, muitas possibilitam até mesmo fazer o download do app, caso o colaborador queira. 

Além disso, tenha sempre uma newsletter ou outro tipo de comunicação fixa que forneça informações aos funcionários sobre as novidades que estão acontecendo na empresa. Isso melhora a comunicação entre todos!

5. Estabeleça metas para o ano todo

Aqui não é só questão de estabelecer metas, mas também de planejar o que precisa ser feito para chegar nesses resultados. Quando você cria metas, a equipe tem foco de onde quer chegar.

— 

Para saber mais dicas, ações, cursos e outros conteúdos que ajudam a otimizar o seu RH e fazê-lo chegar mais longe, fique atento nos nossos canais! Sempre temos webinars e conteúdos gratuitos para vocês. Assine nossa newsletter e entre em nosso canal do Telegram: Eu Amo RH

Até o próximo artigo! 💙

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão