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Carreira: como ajudar os colaboradores a criarem um plano?

Carreira: como ajudar os colaboradores a criarem um plano?

Os colaboradores são os ativos principais para o crescimento saudável de uma empresa, mas esse crescimento é uma via de mão dupla que envolve além da empresa, o desenvolvimento da carreira dos profissionais também. Ou seja, se os colaboradores ficam estagnados, a empresa também fica e vice-versa.

Por esse motivo é essencial que o setor de Recursos Humanos sempre garanta um bom plano de carreira para os funcionários. Assim os profissionais têm a chance de aprimorar suas habilidades e crescer junto com a empresa.

A seguir vamos explicar como criar um plano de carreira que realmente faça a diferença no desenvolvimento profissional dos colaboradores.

O que é Plano de Carreira?

O Plano de Carreira pode ser definido como o planejamento da vida profissional de alguém. Ou seja, é o que dita qual caminho um profissional irá percorrer até chegar em determinado cargo, ou atingir um certo salário.

Esse plano inclui ações e metas que o colaborador deve entregar ao longo do tempo para que depois seja recompensado por isso. No caso, a recompensa será o aumento na remuneração ou a promoção para um cargo mais elevado ou de liderança, conforme o plano de carreira.

Além de garantir um grande desenvolvimento profissional dos funcionários, montar um bom plano para suas carreiras pode aumentar o engajamento, diminuir a taxa de turnover e a rotatividade na empresa e aumentar a produtividade dos colaboradores. Isso porque eles se terão uma motivação a mais para fazer um trabalho eficiente e de qualidade.

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Como criar o plano de carreira?

Que um bom plano de carreira traz grandes benefícios para a empresa já ficou claro, agora é preciso saber como criar uma plano efetivo para que ambos os lados sejam beneficiados. Para te ajudar com isso criamos esse passo a passo:

1. Alinhe os interesses

O primeiro passo na hora de criar qualquer plano de carreira é alinhar exatamente os objetivos da empresa com os objetivos dos colaboradores. Saber se os dois querem alcançar os mesmos objetivos é fundamental para que ninguém saia frustrado.

Até porque, imagine se o RH despende tempo de trabalho e esforço criando um belo planejamento para a carreira do profissional, mas na hora de passar as metas e as recompensas para o funcionário nada daquilo faz sentido para ele?

Então, é por isso que encontrar o equilíbrio perfeito entre as partes é o melhor caminho para começar. Como os objetivos da empresa já é de seu conhecimento, para alinhar os interesses basta conversar com os colaboradores individualmente e entender o que eles esperam para o futuro.

Nesse sentido, faça perguntas como: “onde você se vê em X anos?”, “qual cargo você pretende ocupar?”, “qual salário você se vê ganhando?”, “quais competências você precisa desenvolver para alcançar isso?”, etc.

Outra dica é aplicar testes psicológicos nesse momento. Assim você pode entender melhor o perfil dos profissionais e basear o plano em seus pontos fortes.

2. Trace as metas a serem atingidas

Sabendo quais são os objetivos da empresa e dos funcionários, é possível traçar metas tangíveis para que o desenvolvimento profissional dos colaboradores ocorra.

Como mencionado, essas metas precisam ser atingíveis e também precisam estar claras para todos, tanto em relação ao que deve ser cumprido, quanto em relação aos prazos em que tudo deve acontecer. Dessa forma evita-se qualquer tipo de confusão ou desentendimento.

Uma boa solução para que as metas sejam cumpridas, é montar um cronograma juntamente com o gestor dos funcionários cujo o plano de carreira está voltado. Assim, o gestor pode motivar os profissionais a sempre atingirem as metas e também podem ajudá-los a encontrar as melhores maneiras para que isso possa ser feito.

3. Crie uma política de treinamentos na empresa

Os objetivos e metas estão traçados e você já sabe o que o cada colaborador precisa para alcançar o objetivo. Tendo isso em vista, crie uma política de treinamentos na empresa para impulsionar o desenvolvimento desses profissionais.

Lembre-se que o desenvolvimento de pessoas é benéfico para toda a organização, e que treinamentos podem ser a chave para alcançar o sucesso!

Esses treinamentos podem visar não só os conhecimentos técnicos, mas também conhecimentos a respeito da cultura da empresa, do desenvolvimento pessoal, desenvolvimento de liderança, entre outros temas que podem agregar algum valor.

4. Sempre avalie os resultados

Como diz o ditado: “o que não é medido não pode ser melhorado”. Isso também vale para o plano de carreiras. Ou seja, não se limite a criar um plano e deixar que ele aconteça sem pensar em possíveis melhorias.

Crie uma rotina viável para avaliar como está o desenvolvimento da carreira dos profissionais. Só assim é possível saber se o plano está funcionando ou não. Caso não esteja, é preciso reformular ou encontrar alguma outra solução, mas caso esteja funcionando, procure saber se tem como melhorar.

Pronto! Viu como é fácil criar e manter um bom plano de carreira para os colaboradores? Esse é um ponto na gestão de pessoas que com certeza merece atenção e vale a pena ser feito. Até porque, hoje em dia, manter os colaboradores motivados é um grande diferencial competitivo capaz de fazer com que as empresas estejam sempre a frente da concorrência.

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