Acredite, houve um tempo em que a carteira de trabalho era um documento apenas físico, que deveria ser guardado com muito cuidado pelo trabalhador e levado à empresa sempre que solicitado ou em uma de entrevista de emprego.
Porém, com os avanços da tecnologia, esse documento passou a ser digital, o que fez com que várias dúvidas surgissem em torno de seu funcionamento por aqueles trabalhadores que só utilizaram a versão impressa.
Pensando em sanar de uma vez por todas as questões em torno desse tema, resolvemos criar um guia explicando tudo o que você precisa saber sobre a Carteira de Trabalho Digital. Leia o texto até o fim e entenda como esse documento é importante! Boa leitura.
O que é carteira de trabalho digital?
Primeiramente, você precisa saber que CTPS é a nomenclatura utilizada para se referir a Carteira de Trabalho e Previdência Social. Esse é um documento fundamental para os trabalhadores, visto que os registros nela feitos garantem alguns dos principais direitos trabalhistas previstos pela lei.
Como sabemos, os avanços tecnológicos têm modernizado diversos processos e facilitado nossas vidas da melhor forma, sendo assim, a carteira de trabalho também passou por modificações. Em 23 de novembro de 2019, o governo federal lançou a Carteira de Trabalho Digital por meio da Portaria SEPRT n° 1.065, substituindo então a Carteira de Trabalho física. Hoje, a modalidade digital está disponível para os cidadãos através de aplicativos para celular nas versões iOS, Android e por meio da Web.
Leia também: O que é CTPS e para que serve esse documento?
Para que serve a carteira de trabalho digital?
Como citado no início do texto, a carteira de trabalho é um documento essencial para o trabalhador. Sua versão, agora digital, permite o usuário acompanhar e solicitar benefícios, assim como exigir direitos.
Além disso, não é necessário levá-la à empresa ou a outro lugar quando solicitada, como era feito quando sua versão ainda era física. De toda forma, os processos envolvendo esse documento ficaram mais fáceis, basta ter acesso à internet e fazer a gestão da carteira de trabalho pelo navegador ou aplicativo.
O objetivo da criação da carteira de trabalho digital se deu pela facilidade que a tecnologia oferece em desburocratizar alguns processos e dar mais liberdade para o país empreender. Se pararmos para analisar, quando a carteira de trabalho era física, alguns trabalhadores precisaram enfrentar a falta de espaço para realizar o registro da empresa, deterioração do documento ou perda, e, consequentemente, era necessário buscar uma segunda via do mesmo. A situação ficava ainda pior, quando os dados não estavam integrados, fazendo o trabalhador ir até a corporação para readquirir seus registros, o que não acontece mais devido à nova versão.
Ou seja, a maior e melhor proposta da carteira de trabalho atual é a digitalização do processo, para colaborador e empresa, e, sem dúvidas, o acesso do trabalhador aos seus dados trabalhistas. Por isso, após a implementação da lei da Liberdade Econômica, a carteira de trabalho física foi substituída pela digital.
Como fazer a carteira de trabalho digital?
Para fazer a sua carteira de trabalho digital você precisa acessar o site do Governo Federal, saber o número do seu CPF e criar uma conta autenticada pelo gov.br.
Fique de olho nos canais de prestações desse serviço.
Aplicativo móvel: Android e iOS.
Web: Portal do emprega Brasil.
O atendimento é imediato.
Se tiver dúvidas, acesse o vídeo abaixo e confira um passo a passo feito pelo portal do Governo Federal.
Qual o número da carteira de trabalho digital?
Muitas dúvidas podem surgir quanto as informações que constam na carteira de trabalho digital. Uma delas é qual o número do documento. Porém, essa questão é bem simples de responder – o número da carteira de trabalho digital é o mesmo do CPF. Para os trabalhadores, basta apresentar o número como identificação. Já para empregadores, as informações específicas podem ser acessadas no eSocial.
Antigamente, havia um número e a série da carteira, porém, com a atualização da versão para digital, o CPF passou a ser o responsável pela identificação do trabalhador.
Leia também: O que é CBO e como encontrá-lo na Carteira de Trabalho
Qual o custo para fazer a carteira de trabalho digital?
Fazer a carteira de trabalho digital não exige nenhum custo. Esse é um trabalho gratuito, oferecido pelo Ministério do Trabalho e Previdência. E pode ser solicitado através do aplicativo, como já mencionado, ou pessoalmente.
Quem não tem carteira de trabalho pode fazer a digital?
É importante destacar que a carteira de trabalho digital está disponível para todos os brasileiros e estrangeiros que possuem o Cadastro de Pessoa Física (CPF), sendo necessária sua habilitação por meio do próprio aplicativo. Lembrando que não há nenhum custo e pode ser acessada pelo site do governo federal ou aplicativo.
A carteira de trabalho digital substitui a impressa?
Sim! Citamos ao longo do texto que a digital substituiu a impressa, e para aqueles que já possuíam a manual, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho orienta que guarde o documento, principalmente os trabalhadores com registros muito antigos. A precaução se dá apenas até os registros serem emitidos para o ambiente digital, servindo de comprovante do tempo de trabalho.
Qual o aplicativo para fazer a carteira de trabalho?
A carteira de trabalho é um documento obrigatório para toda pessoa que prestar algum tipo de serviço, seja em qualquer área de atuação, da indústria, comércio, agricultura até mesmo a de natureza doméstica.
Para acessar o documento, o trabalhador deverá baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual Apple Store da Apple e no Play Store do Android, pesquisando por “carteira de trabalho” ou “carteira de trabalho digital” – qualquer dessas palavras irá resultar no app correto. Se o acesso for via web, basta clicar no link https://servicos.mte.gov.br/spme-v2/#/login.
Para usuários com cadastro no sistema “acesso.gov.br”, basta usar o login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.
A criação dessa nova versão se deu para facilitar a vida dos trabalhadores que terão os dados do documento sempre em mãos. Lembrando que todas as informações da carteira de trabalho impressa estarão na digital.
Quais as vantagens de se ter carteira de trabalho digital?
Antigamente, quando tínhamos uma entrevista de emprego, era normal fazer várias cópias de currículos e carregar a todos os lugares a carteira de trabalho. Hoje, com o avanço das tecnologias, não é mais preciso nem um, nem outro de forma física.
As vantagens de se ter carteira de trabalho digital é que, principalmente para as empresas, o tempo de atendimento dos candidatos diminui drasticamente por conta de ter todos os dados no sistema do eSocial. Além disso, a agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente possibilita que o trabalhador fique a par de seus vínculos trabalhistas. Para fechar os benefícios, podemos destacar a integração das bases de dados do Ministério da Economia.
Quanto tempo demora para tirar a carteira de trabalho digital?
Você já deve ter percebido o quanto de ganho em agilidade de dados e acesso à carteira de trabalho apresenta nessa nova versão, não é mesmo? Seu processo de emissão, por exemplo, que levava de sete a dez dias úteis para ficar pronta, agora, é disponibilizada no mesmo dia.
Os empregadores podem, ainda, ter acesso e verificar todos os antecedentes do colaborador via internet.
Qual a melhor: carteira de trabalho digital ou física?
O aplicativo da carteira de trabalho digital existe desde 2017, porém ele não substituía o documento manual. Em 2019, a carteira de trabalho passou a ser digital e hoje, a versão física não é mais necessária para realizar as contratações na grande maioria dos casos.
Portanto, a resposta para a pergunta sobre qual formato é o melhor é indiferente, pois ainda existindo a carteira de trabalho antiga, como estávamos acostumados, ela não é mais utilizada. A versão digital do documento torna seu manuseio mais prático e deixa o trabalhador atento para quaisquer atualização e ciente de seus direitos com muito mais facilidade.
Como assinar a carteira de trabalho digital?
O trabalhador da época da carteira de trabalho física vai recordar a forma que ela era assinada, onde o colaborador precisava ir até à empresa e o contratante assinava através de um adesivo ou carimbo que constava as informações contratuais, além do visto, que comprovava estar ciente com essas especificações.
Se você leu o texto até aqui, sabe que para assinar o documento digital basta informar o CPF ao RH da corporação. O que percebemos a partir disso, são dúvidas referes a assinatura, que hoje é feita de forma digital, através de ferramentas com essa mesma finalidade. Como é o caso do Lugarh.
Vamos esclarecer aqui as dúvidas recorrentes ao tema. Confira!
Para a empresa
Ao realizar a contratação de um colaborador, a empresa irá lançar os dados do contratado no programa do eSocial antes de iniciar as tarefas de admissão, a fim de que possa realizar a assinatura da carteira de maneira eletrônica, porém, é claro, esse processo requer atenção e cuidados relacionados ao realizar o registro dentro do prazo.
Para saber mais sobre assinatura digital, leia o texto “Assinatura digital: o que é, para que serve e como funciona”.
Além disso, é preciso que o colaborador envie ao RH o evento S-2200 relacionado ao sistema de Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador. Nos casos de não possuir essa informação, poderá optar pelo caminho mais “simples”, enviando de imediato ao eSocial o evento S-2190, que corresponde à Admissão Preliminar.
Porém, o que sugerimos para um processo como este, de empregar um profissional e garantir a eficiência de todas as etapas, é o preenchimento completo apresentado pelo evento S-2200. Por isso, é fundamental ter em mãos o quanto antes, de todos os dados do colaborador para enviá-los ao sistema.
Como saber se a minha carteira de trabalho digital foi assinada?
A assinatura é, sem dúvidas, o momento mais esperado pelo colaborador. E, podemos afirmar, esse é o processo mais rápido e prático, desde que passou a ser realizado de forma eletrônica
Essa etapa se dá da seguinte maneira. O RH irá lançar as informações no eSocial, e após 48 horas o colaborador pode visualizar sua situação na carteira de trabalho.
É importante explicarmos que o que antecede esse processo, é uma troca de informações entre ambos, sendo o RH o responsável por conduzir toda a admissão com suas ferramentas, sendo um sistema online e uma plataforma de recrutamento e seleção. Itens que facilitam, e muito, a rotina dos profissionais de RH.
Leia o artigo sobre: Aprenda a fazer o processo de Recrutamento e seleção online!
Confira na imagem abaixo um resumo sobre a Carteira de Trabalho Digital.
Aproveite para nos seguir e ficar sempre bem informado. Até o próximo artigo! 💙