EVP ou Employee Value Proposition é basicamente tudo o que a empresa proporciona ao colaborador e que agrega algum valor além de salários e benefícios. O Employee Value Proposition é um fator muito importante quando se trata de retenção de talentos.
Nesse post você vai entender exatamente o que é o Employee Value Proposition e como ele afeta na retenção de talentos da empresa. Confira!
O que é EVP?
EVP é a sigla para Employee Value Proposition, que, em português significa Proposta de Valor ao Colaborador. Ou seja, é o que a empresa propõe para que os colaboradores tenham um motivo para trabalhar nela e para que haja diferenciais em relação às outras organizações.
Tal proposta de valor, compreende um conjunto de benefícios os quais a empresa oferece, como remuneração, plano de carreira, benefícios extras etc. Tudo isso faz com que a empresa tenha uma boa imagem perante profissionais e concorrentes, se destacando no mercado competitivo.
Para sermos mais específicos, podemos citar o que compõe o conjunto de valores do EVP:
- Boas condições de trabalho;
- Oportunidades de desenvolvimento;
- Oportunidades de crescimento de carreira;
- Qualidade de vida;
- Clima organizacional agradável;
- Identidade de propósitos;
- Qualidade do relacionamento com as lideranças;
- Qualidade das relações internas;
- Valor dos produtos ou serviços para os clientes;
- Reputação e imagem da empresa no mercado;
- Poder da marca;
- Salário e benefícios.
Entretanto, é importante lembrar que todos esses pontos citados acima devem fazer parte e estar enraizados no cotidiano e na cultura da empresa.
Por que adotar o Employee Value Proposition?
O EVP é um fator decisivo quando o assunto é atrair e reter talentos para a empresa. Isso porque ele apresenta aos profissionais muito mais do que uma simples descrição de cargo.
Afinal, ao contrário do que muitos pensam, o salário ou a remuneração oferecida pelo cargo não é o fator decisivo na hora que um candidato resolve aceitar ou não o emprego. Na realidade, o que mais importa mesmo, é a proposta de valor que a empresa oferece e as oportunidades de crescimento na organização.
Entretanto, além de trair e reter talentos, o EVP também é capaz de motivar os colaboradores e engajar os profissionais. E então, como consequência disso, os funcionários se mantém mais produtivos trazendo maiores resultados para a empresa.
Por fim, a imagem da empresa acaba sendo melhor vista não só pelos colaboradores, mas também pelos clientes, que se identificam e acabam optando pela marca em vez dos concorrentes.
Como adotar ao EVP?
Adotar o EVP não é algo tão difícil de ser feito na empresa. Para isso basta seguir alguns passos na hora de planejar quais serão as propostas de valor. Confira a seguir o passo a passo que preparamos:
- Defina qual é o perfil ideal de candidato que melhor se adéqua à cultura da empresa.
- Eleja quais serão os benefícios oferecidos aos colaboradores como proposta de valor.
- Faça um planejamento financeiro para entender para onde irão e quais serão os custos.
- Divulgue os EVP da empresa nos canais de divulgação e nas descrições de cargo.