Absenteísmo é uma palavra não muito conhecida e que pode parecer algo complicado, mas se trata de uma prática, infelizmente, muito comum na maioria das empresas. Você sabe o que é? Caso saiba, quer entender como acabar com esse problema na organização? Então é só continuar lendo esse artigo!
O que é absenteísmo?
O termo absenteísmo vem da palavra abster, que é sinônimo de privar ou impedir. Então, sabendo disso, já é possível ter uma ideia do que pode significar isso para uma empresa.
Apesar do nome complicado e não muito conhecido, o absenteísmo, nada mais é, do que a ausência dos colaboradores na empresa no horário de trabalho. Ou seja, são as horas de trabalho dos funcionários perdidas por algum motivo, com ou sem justificativa por parte do colaborador.
Note que citamos a ausência no trabalho, e não a falta. Isso quer dizer que o absenteísmo não se trata apenas dos dias em que o colaborador faltou, mas trata também, das horas em que ele chegou atrasado, saiu com antecedência etc. Enfim, são quaisquer horas de trabalho perdidas pelos funcionários.
Quais são os impactos para a empresa?
Por mais que pequenos atrasos possam parecer inofensivos, ao analisar mais profundamente quantas horas da jornada de trabalho foram perdidas no decorrer do mês, é possível notar o tamanho do impacto que isso pode causar para a empresa.
Existem duas formas de prejuízo que a organização pode ter com o absenteísmo. Essas duas formas são o prejuízo direto e o prejuízo indireto. Quando falamos de prejuízo direto, estamos falando do quanto é gasto com reposição de mão de obra e do gerenciamento do absenteísmo.
Por outro lado, o prejuízo indireto, que também causa muito impacto, tem relação com a redução da produtividade, da qualidade dos serviços prestados e também, da disponibilidade de pessoas executando a tarefa.
Por exemplo, se a empresa em questão é uma loja de roupas, quando um vendedor falta ou chega atrasado, pode ser que vendas deixem de acontecer por conta do desfalque, já que a quantidade de vendedores é quantificada com base no volume de clientes que costumam frequentar o local.
Como acabar com o absenteísmo?
Para acabar de vez com o absenteísmo, é preciso, antes de mais nada, identificar em quais momentos e com quais colaboradores isso está ocorrendo. A predominância de ausências é por atrasos? Saídas antecipadas? Faltas? Tempo de intervalo estendido? Enfim, seja qual for, é possível identificar isso por meio de um controle de ponto confiável.
Depois disso, você deve conhecer quais são os motivos do absenteísmo estar acontecendo. Para isso, você pode perguntar diretamente ao colaborador por meio de uma conversa ou até mesmo um questionário se for mais viável.
Ao entender o cenário completo, basta agir sobre o problema em questão. Então, se o problema for falta de motivação, por exemplo, busque maneiras criativas para motivar os colaboradores. Se as faltas estiverem relacionadas a problemas de saúde, uma boa opção é implementar programas ou atividades que visem melhorar a qualidade de vida e a saúde dos profissionais.
Resumindo, encontre o foco do problema e o elimine da melhor forma possível. E é claro, algumas medidas preventivas também devem ser tomadas, como garantir que a cultura organizacional esteja promovendo um ambiente favorável para os funcionários.