Como a empresa pode reduzir custos em tempos de crise?

Como a empresa pode reduzir custos em tempos de crise?

Reduzir custos significa obter mais lucro na empresa. Afinal, se a receita continua sendo a mesma, quanto menos se gasta, mais dinheiro sobra.

Entretanto, é preciso saber como economizar de forma saudável. Isso porque, enquanto alguns gastos podem ser cortados sem que haja prejuízo, outros gastos, ao serem cortados, podem trazer uma queda no faturamento da empresa.

Além disso, alguns outros pontos devem ser levados em consideração. Por exemplo, um investimento um pouco mais alto agora, pode resultar numa grande redução de custo a longo prazo.

Enfim, é preciso ter um bom planejamento para conseguir reduzir custos de forma adequada, ainda mais em tempos de crise! Confira nesse post, como fazer.

Faça um controle financeiro empresarial

Para reduzir custos de um empreendimento, seja durante uma crise ou fora dela, é preciso fazer um controle financeiro empresarial! Isso significa que é necessa´rio a acompanhar perto as atividades desenvolvidas pela empresa e as decisões que são tomadas.

Em outras palavras, fazer um controle financeiro empresarial é controlar todo o dinheiro que entra e todo o dinheiro que sai, para assim, ter total discernimento e consciência de qual é o melhor momento para realizar algum tipo de investimento, ou para poupar um pouco mais nos gastos.

Ao fazer isso, fica muito mais fácil reduzir custos, já que o empreendedor consegue saber exatamente como está o fluxo de caixa e controlar melhor o capital do empreendimento. Ou seja, é possível saber onde a empresa está gastando mais e onde ela está tendo pouco retorno.

Dessa forma, é possível tomar melhores decisões relacionadas a contratações, demissões, retirada de fundos de crédito, investimento em novas soluções etc.

Em resumo, podemos dizer que é preciso fazer esse controle financeiro para, além de reduzir custos, garantir mais estabilidade à empresa, evitar surpresas ao final do mês, tomar decisões mais assertivas, manter todas as contas pagas em dia e claro, atingir o tão esperado breakeven!

Dicas para reduzir custos na empresa

É possível reduzir custos na organização durante a crise, simplesmente tomando algumas medidas no dia a dia da empresa. Sendo assim, compilamos abaixo, algumas dicas para economizar durante a crise e também, fora dela:

 

  1. Defina quais são todos os gastos essenciais da empresa, como pagamento de impostos e salários, por exemplo;

     

  2. Crie um planejamento financeiro completo para entender as medidas a serem tomadas;

     

  3. Analise o fluxo de caixa da empresa constantemente;

     

  4. Identifique e elimine todos os gastos desnecessários que não acrescentam em nada;

     

  5. Renegocie contratos com os fornecedores e tente algum desconto;

     

  6. Se possível, faça elisão fiscal para reduzir custos;

     

  7. Reveja a política de horas extras;

     

  8. Otimize a gestão de compras para não faltar produtos ou para não comprar nada em excesso;

     

  9. Mantenha os processos sempre atualizados e otimizados;

     

  10. Sempre pague todas as contas em dia para evitar juros;

     

  11. Faça investimentos que possam trazer bons retornos futuramente;

     

  12. Se beneficie de Medidas Provisórias lançadas pelo Governo para momentos de crise.

     

Enfim, para reduzir custos na empresa, faça uma análise financeira e entenda quais gastos são essenciais e não podem ser eliminados, elimine os gastos desnecessários, crie e execute um bom planejamento financeiro e, sempre que possível, invista em melhorias que podem otimizar tempo e economizar dinheiro a longo prazo!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: