Controle Financeiro Empresarial: como economizar em tempos de crise?

Controle Financeiro Empresarial: como economizar em tempos de crise?

Controle Financeiro Empresarial: como economizar em tempos de crise?

Com a pandemia do Covid-19, muitas empresas foram obrigadas a fechar as portas para os funcionários para que todos se mantivessem em isolamento social dentro de suas casas. Por conta disso, uma crise econômica começou a surgir junto com a pandemia e a afetar o controle financeiro empresarial dessas organizações.

Apesar da crise desestabilizar o caixa dos empreendimentos, este não é o melhor momento para se desesperar, afinal existem soluções para economizar nesse momento e sair dessa situação com a menor quantidade de sequelas possível. Quer saber como? Continue lendo.

Para que serve o controle financeiro empresarial?

O controle financeiro empresarial está diretamente ligado ao controle das atividades e decisões da empresa de acordo com a situação financeira em que ela se encontra. Ou seja, controlar o dinheiro que entra e o dinheiro que sai da empresa significa ter total discernimento e consciência do melhor momento para realizar investimentos, ou não.

Fazer esse controle é importante para que o empreendedor saiba como está o fluxo de caixa e possa controlar melhor o capital do empreendimento. Quando se tem esses números bem definidos fica fácil tomar decisões a respeito de contratações e demissões de profissionais, retirada de fundos de crédito, investimento em novas soluções e outras decisões que envolvem dinheiro.

Quando o controle financeiro empresarial não é feito corretamente, há grandes chances de que a empresa comprometa um montante significativo de dinheiro. Por consequência, quando muito dinheiro é comprometido, dívidas começam a surgir e o caixa fica com saldo negativo. Ou seja, sem um bom preparo e planejamento financeiro, a organização pode ir a falência.

Enfim, o controle das finanças da empresa serve para:

  • Garantir estabilidade ao empreendimento;
  • Evitar surpresas ao final do mês, ainda mais em tempos de crise;
  • Auxiliar nas tomadas de decisão;
  • Manter as contas e os salários pagos em dia;
  • Atingir o breakeven da empresa o quanto antes.

Dicas de como economizar

Sabemos que, apesar de ter um bom controle financeiro empresarial, existem muitas empresas que se mantém mês a mês. Ou seja, muitas empresas que não têm um fundo de reserva para situações adversas. Isso pode acontecer por N motivos, mas o que realmente precisamos focar em um momento de crise, é na solução do problema e não na causa dele.

Por isso, separamos algumas dicas de como economizar em momentos de crise. Confira a seguir!

 

  1. Faça uma análise financeira

    Comece fazendo uma análise financeira da empresa. Para isso, saiba qual é o atual orçamento da empresa, quais são os gastos e quanto de dinheiro entra mensalmente. Leve em consideração uma realidade otimista e uma pessimista.

  2. Crie um planejamento

    Crie um planejamento considerando quais são os gastos essenciais e quais podem ser cortados. Assim, é possível evitar que a situação saia do seu controle.

  3. Diminua os gastos onde puder

    Para um bom controle financeiro empresarial em tempos de crise, certamente será preciso diminuir alguns gastos. Então, pegue seu planejamento, veja onde é possível fazer isso, e comece a cortar esses gastos. Por exemplo, que tal optar pelo trabalho remoto e cortar gastos com vale-transporte?

  4. Evite novas dívidas

    Tente sair da crise sem adquirir novas dívidas. Isso quer dizer que é preciso evitar empréstimos a qualquer custo e também, é preciso seguir o planejamento financeiro para evitar que as contas fixas não sejam pagas. Assim, você não terá problemas com taxas e juros.

Enfim, em momentos de crise não se desespere! Tente buscar soluções para inovar e alcançar mais lucro sem se afundar em dívidas!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: