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Como emitir o DARF online?

DARF ou Documento de Arrecadação de Receitas Federais é um documento que permite o pagamento de impostos e taxas federais. Por se tratar de um documento tão importante, é fundamental saber exatamente como fazer a emissão dele. Hoje, graças a tecnologia, é possível fazer a emissão do DARF online, e é justamente isso que vamos te ensinar a fazer nesse post!

Para que serve o DARF?

O DARF serve basicamente para possibilitar o pagamento dos impostos e tributos Federais. Nele, ficam especificados os rendimentos e as contribuições tanto de pessoas físicas, quanto de pessoas jurídicas. Sendo assim, a real intenção do documento é facilitar todo processo de pagamento e declaração dos impostos.

Essa facilitação acontece porque todos os tributos ficam unificados em uma só guia. Ou seja, não é necessário fazer o pagamento de cada imposto separadamente.

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Quais são os tipos de DARF?

Existem dois tipos de DARF: um para pessoas físicas, o DARF comum, e outro para pessoas jurídicas, o DARF simples. Apesar de ainda existir esta modalidade, com a lei do Simples Nacional, o simples caiu em desuso, sendo substituído pela DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais incluía o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido), PIS (Programa de Integração Social)/PASEP, COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) e, em alguns casos, ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou ISS (Imposto Sobre Serviços).

Como fazer a emissão Online?

Para fazer a emissão do DARF online é muito simples, mas, para evitar erros, é sempre bom manter muita atenção na hora de emitir! Veja a seguir o passo a passo de como fazer a emissão diretamente do seu computador:

 

  1. Acesse o site

    Para emitir o DARF online sem precisar baixar nenhum programa, acesse o site Sicalcweb.

  2. Escolha o tipo de pessoa

    Ao abrir a página, você terá a opção de escolher entre pessoa física ou pessoa jurídica. É só selecionar a opção a qual você se encaixa.

  3. Preencha os dados

    Na página seguinte, preencha todos os dados solicitados.

  4. Imprima a guia

    Depois de preencher os dados é só imprimir a guia do DARF online.

  5. Efetue o pagamento

    Com o documento em mãos, você só precisa realizar o pagamento em um dos bancos credenciados.

Quais dados devem ser preenchidos?

Ao acessar o site e escolher se o DARF online é para pessoa física ou jurídica, alguns dados serão solicitados para que você os preencha. Esses dados são:

  • Nome e CPF (em casos de pessoa física);
  • razão social e CNPJ (em casos de pessoa jurídica);
  • período de apuração que é o período que se refere a data do imposto;
  • código de pagamento. Caso você não saiba é só conferir no site da Receita Federal;
  • número de referência;
  • data de vencimento;
  • valor a ser pago;
  • se for o caso, a multa e os juros;
  • valor total. Ou seja, o valor somado às multas e juros quando houver.

Como você pôde observar, emitir o DARF online é simples e rápido! Então lembre-se de manter tudo em dia para evitar problemas, como as multas, no futuro.

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