Se você trabalha no setor de Recursos Humanos, é muito provável que já tenha ouvido falar em organograma. Afinal, é ele que representa a organização em sua forma estrutural. Mesmo que você já tenha escutado sobre o assunto, se você está aqui é porque quer saber mais sobre o que é e como fazer um organograma para a empresa.
Neste post vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?
O que é um organograma?
O organograma é um documento que tem como função representar graficamente a estrutura dos colaboradores da empresa. Ou seja, é um gráfico que mostra exatamente quais são os cargos existentes na empresa, assim como os níveis hierárquicos.
A função do organograma não é simplesmente mapear os cargos de cada colaborador de acordo com a hierarquia. Além disso, a representação gráfica carrega outras finalidades. Veja a seguir como é que essa ferramenta pode auxiliar a empresa.
Em primeiro lugar, o gráfico ajuda a identificar os níveis hierárquicos da empresa, mesmo que a organização trabalhe com a gestão horizontal. A vantagem aqui, é que cada colaborador consegue saber exatamente para quem deve recorrer quando tiver algum problema, dúvida etc.
Outra vantagem do organograma é que ele auxilia no onboarding de novos funcionários após a admissão. Isso porque, ao entender a estrutura da empresa e dos profissionais que atuam nela, é muito mais fácil conseguir se situar nos primeiros dias.
A comunicação interna também é favorecida, já que confusões a respeito de quem deve recorrer a quem, ou quem é responsável pelo que, são facilmente evitadas.
Por fim, ao manter um bom alinhamento e comunicação interna na empresa, a produtividade dos profissionais aumenta, fazendo com que eles se sintam mais satisfeitos e tenham mais motivação para trabalhar e produzir cada vez mais.
Como fazer um organograma?
Agora que você já sabe o que é e qual é a importância do organograma nas empresas, é hora de entender como fazer um organograma.
Antes de mais nada, é preciso realizar uma pesquisa na empresa para entender a estrutura de cada time ou equipe, quais cargos existem, quem ocupa cada função e assim por diante. O importante é coletar todos os dados necessários para a montar o gráfico.
Depois disso, escolha qual é o modelo que melhor se adéqua à empresa. Os modelos mais conhecidos que existem são o modelo vertical, em que a hierarquia é representada de cima para baixo; o modelo horizontal que mostra os cargos da esquerda para a direita, sendo mais recomendado para empresas de gestão horizontal; e o modelo circular, neste o cargo de maior nível hierárquico é representado no meio, e os demais, ao seu redor.
Em seguida, escolha qual ferramenta será utilizada para montar o organograma. Você pode optar por usar o Word, Excel, Power Point, ou até mesmo alguma outra ferramenta que seja específica para isso.
Por fim, valide todas as informações com cada setor da empresa, apresente explique o organograma para os colaboradores e não se esqueça de sempre mantê-lo atualizado para evitar qualquer tipo de confusão.