Como lidar com a transição de carreira dos funcionários?

Como lidar com a transição de carreira dos funcionários?

Como lidar com a transição de carreira dos funcionários?

O processo de demissão é envolto em ansiedade e desconforto tanto para empresa quanto para o colaborador. Por isso, a transição de carreira de funcionários, ou outplacement, vem sendo uma solução cada vez mais utilizada pelo RH das empresas.

Isto é, as empresas estão suavizando o processo de demissão ao humanizá-lo, minimizando o estresse do colaborador e ajudando-o a encontrar sua próxima oportunidade.

Vamos conhecer mais sobre esse processo? Continue lendo!

Quais os benefícios da transição de carreira?

O processo de transição de carreira surgiu como uma resposta às demissões em massa nos EUA na década de 80. O objetivo era conseguir oferecer um serviço de apoio aos profissionais demitidos, auxiliando na busca por recolocação.

Com o tempo, esse processo foi sendo compreendido como uma estratégia de relacionamento e melhora nas questões trabalhistas.

Contudo, a primeira vista ser difícil de entender como isso ajuda a empresa e não apenas o ex-funcionário.

Assim, ao apoiar o profissional no momento mais crítico de sua carreira, a empresa melhora sua reputação no mercado e reforça seus valores organizacionais.

Alguns exemplos de vantagens da transição de carreira:

  • Processo de demissão feito de maneira respeitosa e tranquila para ambas as partes;
  • Fortalece a imagem empregadora da organização: essencial para atrair os melhores talentos;
  • Reforça um clima saudável dentro da empresa, tendo reflexos positivos na produtividade e satisfação dos colaboradores;
  • Evitar processos trabalhistas;

Ademais, um processo de transição bem implementada evita situações como do profissional ter uma reação violenta frente ao desligamento ou destruir a imagem da companhia para os colegas de trabalho, amigos e familiares.

Mas, quais são os aspectos essenciais de um processo de transição de carreira dos funcionários? Veja a seguir!

Como funciona a transição de carreira?

Podemos dizer que o outplacement possui 3 pilares essenciais: planejamento, demissão e apoio. 

Planejamento

Antes de mais nada, é necessário planejar todas as etapas. Essa fase é primordial para garantir que a demissão seja feita corretamente e que o colaborador tenha uma experiência positiva.

Desse modo, atente-se para:

  1. Organizar a reunião com antecedência;
  2. Preparar quem for responsável a dar o comunicado, para que possa conduzir a conversa da maneira mais natural possível;
  3. Analise as condições do profissional e tenha claro o motivo da demissão;
  4. Não esqueça de avaliar o impacto do desligamento em sua equipe;
  5. Defina quais são os benefícios que serão concedidos aos demitidos.

Demissão

Tendo o processo definido com clareza, é hora de dar a triste notícia.

Assim, é essencial que a comunicação seja transparente e clara, principalmente no feedback. 

Uma pesquisa da Forbes demonstra que 59% dos dispensados não recebem feedback de seu desempenho e 87% nem sequer imaginavam que seriam demitidos.

Portanto, um feedback completo é essencial para o desenvolvimento do profissional. Ademais, um desligamento por outro motivo, como corte de pessoal, também precisa ficar claro para a pessoa, de modo que ela saiba que não teve culpa do fato.

Apoio

Por fim, o grande lado da transição de carreira é o apoio pós-demissão. 

Nesse sentido, é importante lembrar que problemas psicológicos vem incapacitando cada vez mais profissionais ano após ano.

Assim, busque encaminhar o ex-colaborador a um profissional como psicólogo e conceda outros benefícios. Por exemplo, prorrogar o plano de saúde e auxiliar no networking para que a pessoa consiga novas oportunidades alinhadas com seu perfil.

Enfim, aplicando o conceito de transição de carreira na sua empresa, ela estará no caminho para se tornar referência em cultura organizacional no setor e irá atrair os melhores profissionais!

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