Entenda os Pilares da Comunicação Empresarial

Entenda os Pilares da Comunicação Empresarial

A Comunicação Empresarial é uma forma estratégica de divulgar notícias, melhorar a imagem pública e, consequentemente, aumentar a lucratividade da empresa.

Para isso, temos que nos apoiar em certos pilares para ter sucesso em nossas estratégias. Quer conhecer quais são esses pilares? Então continue lendo!

Por que se preocupar com a comunicação empresarial?

A Comunicação Empresarial representa o esforço da organizacional em se relacionar com seus stakeholders. Fazendo isso com objetivo de informar, manter sua marca relevante e melhorar a imagem pública.

Assim, a forma de comunicação tem um forte impacto nos resultados das empresas. Por isso é uma área com bastante investimento que, segundo a Abracom, vem crescendo 10% na última década.

A comunicação pode acontecer de duas maneiras:

  • Ativa: com campanhas de marketing e comunicados pela imprensa;
  • Passiva: trabalho contínuo de construção e posicionamento de marca.

De tal forma, o objetivo da Comunicação Empresarial é o Brand Awareness, que podemos resumir esse conceito em “quem não é visto, não é lembrado”. Assim como o relacionamento saudável com trabalhadores.

Nesse sentido, busca-se uma comunicação transparente e objetiva, resultando em boa imagem empregadora e satisfação dos colaboradores.

Conheça os pilares da comunicação empresarial!

A Comunicação Empresarial precisa de 3 pilares para ter sucesso. Lembrando que a empresa precisa ter os três pilares em conjunto, ter apenas um ou ter algum enfraquecido irá impactar negativamente nos objetivos do negócio.

#1 Comunicação Institucional

A Comunicação Empresarial se apoia em grande parte na área de Relações Públicas. Assim, esse pilar é voltado para a imagem pública da empresa.

Aqui não trata-se de vender algo, mas demonstrar a importância da empresa. Devemos nos lembrar que os negócios são partes fundamentais de nossa sociedade.

Assim, trabalhar o posicionamento da empresa perante investidores, stakeholders e colaboradores é fundamental.

 

#2 Comunicação mercadológica

Aqui estamos falando do conhecido Marketing. Nesse pilar trabalhamos na promoção dos produtos e serviços da empresa.

Nosso objetivo é conseguir atrair o público, demonstrar o valor das ofertas e fidelização à marca. 

Assim, há o emprego de estratégias como:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Merchandising;
  • Influencers;
  • Anúncios em plataformas online;
  • Propaganda nos meios tradicionais.

#3 Comunicação Interna

Por fim, mas não menos importante, esse pilar da Comunicação Empresarial é voltado para a relação entre empresa e empregados. Assim, tornando o ambiente de trabalho mais estimulante, produtivo e humano.

Comunicação interna também tem forte influência na cultura organizacional. Isto é, reforçamos e difundimos a cultura através de uma comunicação efetiva com as equipes.

Assim, pensamos em três aspectos essenciais:

  • Informar: espalhar as informações relevantes da empresa;
  • Motivar: elevar a moral e motivar os colaboradores. A comunicação busca dar sentido e razão para o trabalho e as metas, pois quando temos propósito fazemos mais e melhor.
  • Conectar: é estabelecer um relacionamento saudável com colaboradores, pautado nos valores comuns, transparência e humanização.

Portanto, entendemos que a Comunicação Empresarial precisa se apoiar nos 3 pilares ao mesmo tempo. Afinal, sem a comunicação mercadológica não há clientes. Sem a comunicação institucional, não há investidores e confiança na empresa. Por fim, sem comunicação interna o negócio não consegue dar resultados.

Quer descobrir se sua comunicação interna está sendo feita corretamente? Clique aqui e descubra!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: