8 ideias de ações motivacionais para os colaboradores no fim de ano!

8 ideias de ações motivacionais para os colaboradores no fim de ano!

O clima de fim de ano é mágico. São luzes, árvores decoradas, o cheiro da ceia vindo à memória. E as ações motivacionais no fim de ano são para envolver as pessoas e renovar as energias para o novo ano que irá se iniciar.

Ideias de ações motivacionais

#1 Desafios natalinos

Natal é uma época linda, de alegria e boas ações. Assim, os desafios natalinos podem ser uma das ações motivacionais para integração da equipe e até desenvolvimento pessoal. Como exemplo de desafios podemos citar: amigo secreto, cada funcionário traz sua receita favorita de Natal, indicar seu filme natalino favorito, fazer uma carta para seu colega, etc.

#2 Som na caixa DJ!

Músicas que trazem o espírito natalino e de ano novo faz com que os colaboradores entrem no clima festivo. Assim, o ambiente fica mais leve e os trabalhadores mais animados. Deixo aqui para você  um exemplo de playlist natalina; essa é a minha favorita, mas há diversas pelo Youtube e Spotify. 

#3 DDS motivacional pela manhã

DDS significa Diálogo Diário de Segurança, mas ele não se limita às discussões sobre a segurança no trabalho. Esse diálogo pode ser também sobre qualidade de vida, saúde mental, meio ambiente e sobre objetivos, sonhos e ambições. Por isso, o DDS é uma boa ideia de ações motivacionais pela manhã.

#4 Dê um presente aos filhos dos funcionários

Os presentes para os filhos dos colaboradores é uma das ações motivacionais que todos gostam, tanto os pais quanto as crianças!

Aliás, essa ação demonstra que a empresa também se importa com a família dos trabalhadores. Assim, no final do ano faça o levantamento de quem possui filhos e compre os presentinhos.

#5 Premiação

Durante o ano sua equipe passou e superou diversos desafios, que tal reconhecê-los com uma premiação? Para os fãs de The Office, podem se lembrar do evento que Michael Scott organiza todo ano: The Dundies.

É uma ação motivacional simples: crie as categorias de premiação, pense no tipo de prêmio que o ganhador leva e faça o processo de seleção. É interessante juntar a premiação com a festa da firma.

#6 Gift Card para uso em e-commerce

Dentre ações motivacionais que envolvem presentes, os Gift Cards é a mais simples e prática, sendo bastante eficiente. Dessa forma, a empresa pode comprar vale-presentes de alguma loja e presentear os funcionários.

#7 Decoração diferente

A decoração pode entrar na lista de ações motivacionais, sim! Assim como a música, um ambiente decorado facilita que todos entrarem no clima de festividade. Algo interessante de se fazer é uma árvore de natal com lembranças, de fotos da equipe durante diversos momentos.

Dessa forma a árvore se transforma em um símbolo de memória e de todos pararem e refletirem sobre os momentos que passaram juntos — uma ação poderosa para reforçar a cultura e a sensação de pertencimento.

#8 Confraternização

Por fim, dentre as ações motivacionais mais conhecidas, a confraternização da empresa com certeza ficaria em primeiro lugar. As festas da firma são um ótimo momento para integração e distração, uma ótima forma de levantar a moral do time, comemorar os resultados e fechar o ano com chave de ouro.

Aliás, está com dificuldade para fazer uma confraternização com a equipe em home office? Nós da Lugarh preparamos uma lista de 6 ideias para te inspirar! Basta clicar aqui e conferir.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: