Não dá mais para em pleno século XXI pensarmos que fazer contabilidade é apenas recolher documentos, dados fiscais, emitir e enviar guias de impostos e todas as outras funções de um contador. A verdade é que tudo isso é o “básico” da área. Hoje, com os avanços tecnológicos e a preparação profissional do contabilista a Contabilidade Consultiva se torna cada vez mais presente. Quer saber o que é e como funciona a Contabilidade Consultiva? Então leia o artigo.
O que é Contabilidade Consultiva?
Primeiro gostaria de te perguntar: você sabe o que é feito com toda a informação fiscal e contábil coletada pelo contador? Nós sabemos que a área da contabilidade é o principal pilar de uma empresa, sendo assim, é interessante que o contador vá além.
A contabilidade consultiva é a área da contabilidade que permite o contador estar mais próximo do cliente. Além disso, atua de maneira estratégica, auxiliando na tomada de decisão de forma racional e planejada. Em outras palavras, o contador passa a ser aliado do empreendedor e não apenar um serviço necessário.
Como funciona a Contabilidade Consultiva?
Na contabilidade consultiva o contador pega todas as informações contábil e com base nos dados e registros dos seus clientes ele passa a analisar, interpretar e entrega as melhores soluções para o crescimento das empresas. Esse estudo permite que seja feito planos de desenvolvimento baseado nas necessidades de cada cliente.
Em outras palavras, a contabilidade consultiva é uma entrega personalizada e eclusiva dos serviços de contabilidade, por isso, a troca de informações de cliente e contador é essencial.
Por que ser um contador consultor?
As tarefas rotineiras existiram sempre, cabe a você, contador, inovar a forma que entrega o seu trabalho. Por isso, investir em inovações tecnológicas pode facilitar sua análise dados e garantir resultados positivos. Além disso, é uma solução para reduzir tempo e custos.
Investir em tecnologia irá aumentar a sua produtividade e da sua equipe, consequentemente aumentar a lucratividade do seu escritório.
Ao longo do artigo falamos sobre proximidade com o cliente, essa é a base da contabilidade consultiva. O que gera valor e atrai novos clientes.
A contabilidade consultiva é tendência para o mercado contábil, por isso, invista na especialização e seja um profissional mais que necessário para as empresas.
Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH, assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!
Até o próximo artigo! .