Contabilidade digital: o que é e como funciona

Contabilidade digital: o que é e como funciona

Não é nenhuma novidade que o setor de contabilidade vem se reinventando com os avanços tecnológicos. Neste artigo, falaremos sobre a contabilidade digital, e engana-se quem pensa que a prática se resume em e-mails trocados e atendimento online. Há inúmeras possibilidades para o atendimento online, e vamos te provar. Acompanhe o texto.

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital, em resumo, é um escritório contábil que utiliza a tecnologia para aprimorar os serviços prestados. O uso da internet e de sistemas inteligentes permitem a otimização dos processos, o que garante mais agilidade e segurança para a empresa e contadores.

Em outras palavras, a contabilidade digital tem como base a internet e softwares online para elaborar os processos contábeis, com objetivo de torná-los mais ágeis, dinâmicos e seguros. Sendo assim, a inteligência artificial permite que os contadores tenham mais precisão na hora de executarem seus serviços, diminuindo ou eliminado as chances de erros.

Quais as vantagens da contabilidade digital?

Como podemos perceber, a contabilidade digital tem como principal objetivo tornar os processos contábeis rápidos e seguros. Porém, há mais vantagens nesse processo. Confira:

O uso de softwares contribui para que as tarefas sejam realizadas em menos tempo e com mais precisão, dando mais liberdade para o contador realizar outras demandas.

  • Otimização de tempo

Fazendo ligação com o item acima, a utilização de softwares faz com que o contador não perca tanto tempo com questões contábeis. Ou seja, o empreendedor foca em ações que só ele pode resolver, enquanto o contador ganha tempo para entregar resultados e respostas para o cliente.

  • Redução de custos

Com a internet é possível trabalhar de qualquer lugar, e isso serve também para os escritórios de contabilidade. Ou seja, o contador pode prestar serviços para uma empresa sem se preocupar com a localização. Outro ponto de destaque é a eliminação de documentos, armazenamento e envio de papéis para clientes ou outras empresas. Na contabilidade digital os dados são enviados, processados e armazenados em nuvem.

  • Melhora na gestão de documentos

Pegando de gancho a praticidade de se armazenar e processar os dados em nuvem, essa é a opção que melhora a gestão dos documentos. Pois, os sistemas utilizados contribuem para a visualização, acesso, guarda e envio dos diversos documentos que o escritório trabalha, além de organizar esses dados.

  • Mais segurança para os processos

A contabilidade digital deve atender às exigências da Lei Geral de Proteção de dados (LGPD), que estabelece o tratamento de dados pessoais na internet. Assim há menos chances de haver extravio, perda ou furto dos dados trabalhados.

  • Diminuição dos erros

Já citamos ao longo do artigo que a contabilidade digital favorece a diminuição dos erros no escritório. Nesse modelo de contabilidade, os softwares utilizados inserem automaticamente os dados dos clientes, sem a necessidade de intervenção humana.

Sendo assim, não há possibilidades de digitar um valor ou número errado, contribuindo para que a contabilidade seja realizada com maior precisão.

Como funciona a contabilidade digital?

Diferente da contabilidade online, que realiza todos os serviços contábeis de forma virtual, a contabilidade digital funciona com base na internet e em soluções tecnológicas referentes ao segmento.

Através de sistemas específicos, como ERPs – software que faz a integração de diferentes sistemas, os contadores conseguem ter acesso fácil e rápido com as informações de seus clientes. Não pense que essas soluções ajudam apenas o dia a dia dos contadores, os clientes também ganham com a praticidade e enviam os dados referentes ao seu negócio através deles.

Para finalizar, é importante que você, como cliente, confira se o software é seguro, antes de enviar seus dados. E como empresa, verifique quais as vantagens esses sistemas irão trazer para o seu dia a dia.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙.

 

 

 

 

entretanto

porém

mas

por exemplo

ou seja 

acima de tudo

 

 

 

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: