Contador do futuro: saiba o que é e como se tornar um

Contador do futuro: saiba o que é e como se tornar um

Se você buscar artigos no nosso blog sobre contabilidade, com certeza encontrará textos que citam a evolução da profissão com os avanços tecnológicos. Essa é uma área que está passando por constantes mudanças e as novidades não param. Sendo assim, é normal que os contadores transitem por diversos caminhos. Este artigo falará sobre como ser um contador do futuro.

Se você se interessou e quer saber o perfil desse profissional no mercado, continue a leitura do texto!

O que é um contador do futuro?

Em resumo, o contador 4.0 é aquele profissional com perfil mais tecnológico, que adota os meios digitais, softwares e estratégias para garantir uma melhor entrega dos seus trabalhos. Ou seja, é aquele que atua na contabilidade 4.0.

Essa mudança foi necessária, visto que a forma de comprar e as escolhas dos clientes mudaram e mudam constantemente. Por outro lado, o aumento das soluções, opções de serviços e ferramentas obrigam o contador a se atualizar. Por isso, é importante que, aqueles negócios que querem garantir a sua competitividade, estejam presentes nas plataformas digitais.

Os clientes querem modernidade e praticidade, por isso, é essencial que o contador se atualize para atendê-los e conseguir uma maior qualidade na entregas dos trabalhos.

Primeiramente, para ser um contador do futuro, é preciso estar atualizado e se familiarizar com as tecnologias existentes do mercado. Mas, não é apenas isso que tornará você um contador 4.0. Quer transformar a sua carreira? Então confira os destaques abaixo.

1. Não tenha medo de inovar

O contador do futuro não pode ter medo do que é novo. Ou seja, precisa abraçar as novidades e as tecnologias! Além disso, deve priorizar a atualização a respeito do mercado para entregar um atendimento diferenciado para seus clientes.

Nós sabemos que o modelo tradicional é difícil de ser rompido por alguns profissionais, porém, reforçamos a necessidade de aprimorar os conhecimentos, para gerar uma competitividade entre os escritórios contábeis.

2. Ouça seu cliente

Ouvir o que o cliente tem a dizer sobre o seu trabalho é essencial para construir uma contabilidade de sucesso. O contador do futuro analisa os feedbacks e extrai informações úteis para uma análise estratégica dos depoimentos.

Por exemplo, se você ouvir um elogio por uma entrega específica, cabe avaliar como outros consumidores estão percebendo essa mesma entrega. Por outro lado, se a crítica for negativa, vale a avaliação em relação ao erro — e se é algo frequente ou apenas uma questão pontual.

Em resumo, ouça e crie um ambiente de conforto e receptividade para estimular os seus clientes a falarem sobre os seus serviços. E use essas informações estrategicamente.

3. Ofereça um atendimento diferenciado

Com tanta ferramenta disponível no mercado, oferecer um trabalho de qualidade é obrigação. Porém, o que diferencia o seu trabalho do seu concorrente precisa ser o atendimento.  Você deve prestar um serviço completo, ser prestativo e atencioso com as suas demandas. Converse, entenda as necessidades do seu cliente.

4. Tenha a tecnologia como sua aliada

Um contador do futuro entende que a tecnologia é sua aliada e serve para modernizar e transformar a sua forma de trabalhar. Com o passar do tempo, novas ferramentas surgiram e plataformas foram criadas para auxiliar o contador na organização das tarefas, como na automação de processos e otimização de rotinas.

Há ferramentas que fazem os cálculos, mas ajudam também a acompanhar pendências de cada cliente e ainda permitem uma visão mais clara e ampla do seu negócio.

A dica é identificar as necessidades do seu escritório e que tipo de ferramenta poderá ajudar a organizar suas demandas, aumentar sua produtividade e auxiliar na entrega de um serviço com mais qualidade. Sabendo disso, é hora de buscar as opções do mercado.

5. Busque inovação

Para finalizar as dicas, é importante que você entenda quais processos do seu escritório estão “ultrapassados” e podem ser adaptados. Não esqueça que o atendimento precisa ser diferenciado. Deixe de lado o formato tradicional e ouse na personalização para cada cliente, atendendo sempre as necessidades de cada um. E não esqueça de buscar atualização profissional!

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙.

 

 

 

 

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: