Contágio do coronavírus: medidas que o RH pode tomar para evitar na empresa?

Contágio do coronavírus: medidas que o RH pode tomar para evitar na empresa?

Você sabe quais são as formas de contágio do coronavírus? Mais do que entender como esse contágio acontece, é necessário saber exatamente como evitá-lo!

Medidas que o RH pode tomar para evitar o COVID-19

Uma das principais formas de prevenção da contaminação pelo COVID-19, é o isolamento social. Afinal, ao manter o distanciamento de outras pessoas, não é possível entrar em contato com o vírus. Apesar de muitas pessoas se isolarem, existem algumas empresas que não podem parar suas atividades ou aderir ao Home Office. Pensando nisso, preparamos um compilado de boas práticas que o RH deve inserir na empresa para evitar o contágio do coronavírus entre os colaboradores.

1. Mantenha o local ventilado

Uma dica importantíssima para evitar o contágio do coronavírus é manter o local de trabalho o mais ventilado e arejado possível e, de preferência, permitir que entre sol no ambiente. Portanto, o setor de Recursos Humanos deve aconselhar que os trabalhadores mantenham, sempre que possível, as janelas abertas e evitem o uso do ar condicionado.

Isso deve acontecer porque há indícios que o vírus sobrevive melhor em ambientes mais frios. Além disso, em ambientes fechados e sem circulação de ar, há maior probabilidade de as pessoas respirarem o ar contaminado.

2. Reforce a higienização do local de trabalho

Manter o local de trabalho higienizado já deve estar na rotina da empresa. Porém, com a pandemia do COVID-19, é imprescindível que a higienização seja reforçada para evitar o contágio do coronavírus. Isso porque, ao limpar bem os ambientes, há menor chance do acúmulo de foco do vírus.

Então, converse com a equipe de limpeza e com cada colaborador para manterem uma limpeza constante das mesas, portas, maçanetas, telefones e demais superfícies que existam no local e que podem ser um risco de contágio para os funcionários.

3. Oriente os colaboradores sobre a importância da higiene

Além de manter o ambiente de trabalho limpo, a higiene pessoal também deve ser um grande aliado dos colaboradores da empresa. O RH pode distribuir cartilhas ou orientar de alguma outra maneira a importância da higiene pessoal e, é claro, ensinar as principais práticas.

Por exemplo, oriente sobre como fazer uma lavagem correta das mãos, a frequência que isso deve acontecer, oriente também sobre o uso do álcool em gel 70% antes e depois de tocar em superfícies de uso compartilhado… Enfim, explique que todas essas precauções são importantes para evitar o contágio do coronavírus.

4. Incentive a higiene respiratória no trabalho

A higiene respiratória tem a ver com cobrir o nariz e a boca com o cotovelo sempre que espirrar ou tossir, lavar as mãos ou passar álcool após os espirros ou tosses, usar máscaras quando estiver em um ambiente com mais pessoas, manter uma distância de pelo menos 2 metros quando for conversar com alguém e assim por diante.

Como sabemos, o contágio do coronavírus acontece, principalmente, por meio das vias respiratórias. É exatamente por isso que a higiene respiratória é tão importante.

5. Explique a importância de evitar aglomerações

Já que o contágio do coronavírus acontece por meio das vias respiratórias, o ideal é que os colaboradores evitem ao máximo aglomerações. Dessa forma, o contágio entre as pessoas é drasticamente reduzido. Isso vale tanto para as reuniões de trabalho, quanto para a vida fora do escirtório.

Imagine que um colaborador tenha feito um churrasco em sua casa e, por azar, um de seus convidados estava contaminado. Esse colaborador pode se contaminar, ir para o trabalho sem saber e então, contaminar seus colegas. Por isso, recomende que os profissionais pratiquem o isolamento social sempre que possível.

6. Promova a flexibilização dos horários

A fim de evitar transportes públicos nos horários de pico, sugira que a empresa adote uma maior flexibilização dos horários. Afinal, sabemos que nos horários de pico muita gente usa o transporte público para ir trabalhar, o que acaba gerando uma aglomeração um tanto quanto inevitável.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: