cultura organizacional

Cultura organizacional: qual a importância e como criar na empresa

Você sabia que existem 4 dimensões que compõem toda e qualquer organização? São elas: estratégia, estrutura, tecnologia e pessoas. Quando falamos de Cultura Organizacional, estamos falando especificamente sobre pessoas.

Nesse artigo explicaremos qual é a importância da cultura dentro de uma empresa, que é o que se forma quando existe interação entre as pessoas de uma organização, não sendo exagero dizer que ela está presente em absolutamente tudo o que as pessoas expressam nas empresas.

O que é Cultura Organizacional?

A Cultura Organizacional é a cultura estruturada e manifestada dentro de uma organização. Ou seja, podemos dizer que é como diretrizes que regem os comportamentos das pessoas nas empresas.

Como mencionei anteriormente, a Cultura está presente em tudo o que as pessoas expressam. Mas em uma empresa, ao contrário do que vemos em outros grupos sociais como religião ou famílias, as pessoas precisam se adequar à essa cultura de forma rápida e nem sempre natural.

Para ilustrar melhor o porquê, podemos comparar os exemplos da família e da empresa. Começando pela cultura criada na família: desde o momento em que você nasce e começa a ter interação com os membros do seu grupo familiar, você começa a ser introduzido em uma cultura. Dessa forma é muito natural a maneira como vocês agem nesse grupo social.

Em seguida, quando você cresce e começa a trabalhar, você é inserido em uma nova cultura (uma cultura única da empresa) na qual existem outras pessoas de outras famílias, e cada uma com seu contexto social e familiar.

É exatamente por isso que se adequar à uma cultura organizacional pode exigir um pouco mais de esforço. Porque além de conviver com tantas diferenças, todas essas pessoas estão passando pela mesma situação: se adaptar às diretrizes que regem a cultura da empresa em questão.

Resumindo, a Cultura organizacional é tudo o que abrange todas as práticas, hábitos, princípios e valores dentro de uma empresa, os quais todos os membros dela devem compartilhar.

onboarding

Qual é a importância de uma Cultura bem estruturada?

É muito importante que se invista tempo e esforço para estruturar uma Cultura Organizacional. Isso porque quando ela é bem estruturada, consequentemente a empresa acaba promovendo um ambiente muito mais harmônico e fluido para todos.

Não é a toa que esse ambiente harmônico é criado. Afinal ao estruturar a cultura da empresa, acontece uma série de ações:

  • Uma sensação de identidade entre os colaboradores é criada, já que todos compartilham dos mesmos hábitos, valores, formas de agir e propósitos;
  • por conta dessa identificação, a comunicação entre as pessoas é favorecida e facilitada;
  • quando a empresa sabe o que espera das pessoas, fica muito mais fácil saber quem tem fit cultural ou não na hora de fazer a admissão de funcionários;
  • o processo de tomada de decisão fica muito mais fácil, já que todos entendem o que é certo e errado da mesma maneira.

Ou seja, a Cultura Organizacional com certeza é um grande diferencial competitivo, pois quando está dando certo, é o único ponto que pode destacar a empresa dos concorrentes sem ser copiada.

Como criar uma Cultura Organizacional?

O primeiro passo para criar uma cultura organizacional é saber que não existe certo ou errado. Mas sim, a maneira como a empresa quer ser vista. Pois é isso que define o público que a organização atrai.

Sabendo disso, o próximo passo é entender exatamente quais são as diretrizes de missão, visão e valores da empresa. Afinal, é com base nisso que uma cultura organizacional é criada.

Depois disso é hora de colocar em palavras qual é a essência da empresa e também definir quais são as regras aplicadas no ambiente. O mais importante aqui, é que as regras realmente façam algum sentido, e não só existam por existir. Isso torna a probabilidade de cumprimento muito maior.

Outros detalhes que devem ser levados em consideração são pequenos fatores como: qual é a estrutura de poder que se tem, se é exigido das pessoas determinado tipo de dress code, qual é o tipo de comunicação na empresa, quais são as rotinas da organização, se é comum fazer “festinhas” na empresa ou não, etc.

Esses são os passos básicos para definir uma cultura organizacional. Depois que você tiver tudo pronto, basta encontrar as pessoas certas para fazer parte dessa cultura!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão