Entenda o que é Lockdown e como ele afeta as empresas

Entenda o que é Lockdown e como ele afeta as empresas

Aderir ou não ao lockdown é um assunto com muitas controvérsias. Muitas pessoas são a favor para garantir a segurança em relação à saúde pública. Por outro lado, muitos empresários têm medo de saírem prejudicados financeiramente.

Afinal, o que é o Lockdown? Como ele afeta as empresas? Descubra a resposta para essas perguntas nesse post!

O que é o Lockdown

Lockdown é o termo que tem sido utilizado nos últimos meses para designar o fechamento obrigatório de todo o comércio e a paralisação da prestação de serviços considerados como não essenciais. Além disso, existem medidas como toque de recolher para evitar a circulação de pessoas nas ruas.

Em resumo, essa é uma medida mais severa do que a recomendação do isolamento social nos tempos de pandemia para evitar o contágio em massa do novo vírus COVID-19.

Muitos países e cidades chegaram a adotar o Lockdown como medida preventiva e como forma de desacelerar a propagação do coronavírus quando ações como isolamento social e quarentena não foram suficientes para cumprir esse efeito.

Qual a diferença entre lockdown e quarentena?

Ao contrário do que alguns pensam, a quarentena e o Lockdown não são as mesmas coisas. Para esclarecer as diferenças, vamos explicar como funciona a quarentena, o Lockdown e o isolamento social. Confira a seguir.

Lockdown

Conforme explicamos antes, o Lockdown é uma medida rígida imposta pelo Estado, em que o deslocamento de pessoas é evitado ao máximo. Sendo assim, somente a circulação de pessoas que trabalham em serviços essenciais é permitido.

Quarentena

A quarentena é uma medida recomendada às pessoas que entraram em contato com alguém contaminado ou que apresentaram os sintomas que são causados pelo vírus. Aqui, as pessoas precisam se isolar por uma quantidade determinada de dias para evitar espalhar o vírus. Quando falamos de COVID-19, a quarentena tem uma duração de cerca de 14 dias, que é o período de incubação do vírus.

Isolamento Social

Isolamento social é uma medida mais branda do que o lockdown em que o Estado recomenda que as pessoas se mantenham em casa e evitem locais com aglomerações. Se isolar socialmente é uma das formas de evitar o contágio do coronavírus.

Como o Lockdown afeta as empresas?

Os impactos do lockdown nas empresas são, principalmente, relacionados à parte financeira, já que muitos empreendimentos precisam fechar as portas por alguns dias e acabam perdendo em faturamento. Além de não estarem faturando, os gastos não param de aparecer.

Embora o Lockdown seja importante para conter a disseminação do novo coronavírus, um estudo encomendado pela Confederação Nacional de Serviços (CNS) mostra que uma paralisação de 60 a 90 dias pode acarretar em um prejuízo de mais de R$ 320 bilhões à economia brasileira e fazer com que 6,5 milhões de trabalhadores percam seus empregos.

Por conta disso, o governo criou diversas medidas de manutenção da renda e do emprego para que a economia continue girando mesmo com as paralisações que possam acontecer durante o período. Sendo assim, as empresas devem estar preparadas e ter um bom planejamento de como agir neste momento.

Para saber mais sobre essas medidas que o Governo tem criado, veja o artigo que preparamos:

https://blog.lugarh.com.br/coronavirus-medidas-trabalhistas-para-a-preservacao-do-emprego/

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: