Como funcionam as empresas com uma estrutura matricial?

Como funcionam as empresas com uma estrutura matricial?

Conforme as empresas vão se tornando mais complexas, torna-se necessário adequar sua organização interna. Daí, surgem organogramas como a estrutura matricial.

Nessa forma de departamentalização temos características importadas de dois sistemas: funcional e por projeto.

Assim, um funcionário poderá ter dois chefes de igual poder na hierarquia. Eita! Ficou confuso? Como será que isso é possível?

Então, continue lendo que iremos te explicar como funciona a estrutura matricial.

O que é uma estrutura matricial?

A estrutura matricial é um sistema híbrido de organização, em que há presença de um gestor de departamento e um gestor de projeto. Essas duas chefias ficam no mesmo nível de hierarquia.

Ela será a combinação da estrutura funcional com outra. Essa outra estrutura pode ser uma organização por:

  • Cliente;
  • Produto;
  • Serviço;
  • Projeto;
  • Processo; e até
  • Geográfica.

Exemplo de organograma de estrutura matricial

Como funciona uma empresa com organograma matricial?

Na estrutura matricial teremos um gestor de projeto que terá responsabilidade por todos os setores que ele tem conexão. 

Assim, os produtos/serviços/projetos podem ser desenvolvidos com maior autonomia e rapidamente, algo essencial na economia atual.

Entretanto, o gestor de projeto possui autonomia para tomar decisões exclusivamente do seu projeto. Então, mesmo que haja duas chefias em mesmo nível, cada uma possui responsabilidades e autoridades distintas.

Enfim, o motivo desse modelo é que projetos, produtos ou outro modelo de organização necessita de equipes multidisciplinares. Isto é, se eu quero desenvolver um novo produto, irei precisar do pessoal de vendas, marketing, financeiro, desenvolvimento e outros.

Caso fosse em uma estrutura linear, a comunicação seria travada, pois teria que passar por diversas mãos até chegar em quem precisa da informação. Além disso, haveria muita burocracia para coisas simples.

Então, a solução é que cada projeto tenha sua equipe especializada. Contudo, cada projeto ter todos os departamentos também aumenta muito o custo. 

Logo, “compartilhar” os departamentos entre os projetos reduz custos, agiliza a tomada de decisão e melhora a produtividade.

Quais as vantagens e desvantagens da estrutura matricial?

A principal vantagem da estrutura matricial é a comunicação rápida, que reduz a burocracia e a complexidade dos processos. 

Assim, faz-se a manutenção de um alto nível de competitividade e, consequentemente, de lucratividade.

Claro que há um custo maior, já que os novos cargos de chefias possuem custos maiores. De toda maneira, a agilidade, otimização de recursos e melhora da qualidade das atividades compensam.

Outras vantagens que podemos destacar:

  • Maior produtividade;
  • Tomada de decisão rápida;
  • Colaboradores mais participativos e unidos;
  • Melhor controle de resultados;
  • Flexibilização da força de trabalho.

Porém, podemos ter problemas quando os gerentes não concordam com alguma decisão do outro. De todo modo, uma definição clara de responsabilidades e autoridades de cada um, aliado a uma boa comunicação já resolve.

Ademais, pode acontecer que o colaborador fique confuso, afinal para quem ele deve reportar? Por isso, deixar claro quais assuntos cada gerente tem autoridade é essencial.

De qualquer maneira, a estrutura matricial é um sistema mais adequado para grandes empresas com negócios complexos.

Em um pequeno negócio essa estrutura não fará sentido algum. Visto que, não há necessidade de equipes grandes, tampouco recursos para sustentá-la.

Quer entender como funciona um organograma de uma empresa? Clique aqui que te explicamos!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: