Experiência do candidato

Experiência do candidato: por que você deveria se importar?

Experiência do candidato: por que você deveria se importar?

Experiência do candidato

“A primeira impressão é a que fica”. Provavelmente você já ouviu essa frase, mas você já imaginou que ela serviria até para o momento de Recrutamento e Seleção? Pois é, e quando falamos da experiência do candidato nesse processo, a primeira impressão pode ser mais importante do que você imagina. Neste artigo, falaremos sobre experiência do candidato e por que você deveria se importar com ela, pois recrutar talentos já deixou de ser apenas contratar um novo funcionário há muito tempo.

Hoje em dia, se uma empresa quer destaque no mercado de trabalho e passar uma boa imagem, ela precisa se preocupar com cada detalhe do R&S para que, como mencionamos antes, a impressão que o candidato tem da empresa, seja o mais agradável possível! Quer entender o motivo da experiência do candidato na hora da seleção ser tão importante e ainda descobrir como está a experiência aí na empresa? Continue lendo esse artigo!

onboarding

O que é experiência do candidato?

Ao ler a introdução desse texto, você já deve imaginar que a experiência do candidato está totalmente ligada a forma como ele percebe e reage aos processos de seleção da empresa. Ou seja, passa pela candidatura, recrutamento, entrevista, contratação e o onboarding da corporação. 

Por isso, é fundamental cuidar com a elaboração do processo seletivo, e garantir uma verdadeira interação com quem concorre a vaga. Quando falamos que há a necessidade de instigar a vontade dos profissionais de trabalharem no seu negócio, estamos fazendo ligação também com o sucesso da sua empresa. Portanto, investir na atração do candidato é essencial para que ele queira trabalhar e permanecer na sua empresa! 

Por que a experiência do candidato importa?

A maioria das pessoas já passou por uma experiência ruim ao se candidatar para alguma vaga. Se você é uma dessas pessoas, provavelmente tem uma opinião (não muito boa) da empresa que proporcionou essa experiência certo?

Se sim, o que você achou dessa empresa? Desorganizada? Achou que o RH não era humanizado? Seja qual for sua resposta, com certeza não é algo que seja bom para a imagem dessa corporação, e esse é um dos motivos pelo qual a experiência do candidato no processo seletivo vale tanto.

Conquistar os clientes e consumidores da marca ou do produto não é mais o suficiente para que a empresa mantenha uma boa imagem. Aliás, cada pessoa que tem contato com a organização precisa ter uma experiência agradável para que a boa reputação da empresa se mantenha. Outro ponto de muita importância é a atração e retenção de talentos. Quem trabalha no RH com certeza sabe que encontrar bons profissionais e que se encaixem com o perfil da empresa não é uma tarefa muito fácil, portanto, para que nenhuma oportunidade seja perdida, é fundamental conquistar cada um deles!

Processos seletivos muito longos, desorganizados, desumanizados ou que não proporcionem uma boa experiência do candidato por qualquer outro motivo, tendem a repelir esses talentos. Seja porque ele já conhece a “fama” da empresa, seja por sentir na pele todos os problemas do processo. Neste caso, provavelmente o candidato acaba encontrando outras oportunidades que considere melhor para ele por imaginar que o processo seletivo é um reflexo do que ele poderia encontrar ao trabalhar na empresa.

Como saber se a experiência na empresa é boa?

É muito comum que as empresas cometam alguns erros na hora do processo seletivo que podem estragar a experiência do candidato. Então, para saber se a experiência proporcionada por aí é boa ou não, se assegure que nenhum desses erros estejam sendo cometidos:

  • Não deixar as informações importantes claras para os candidatos;
  • Criar um processo seletivo muito longo ou com muitas etapas desnecessárias;
  • Introduzir testes que não façam sentido com a vaga em questão;
  • Dificultar o acesso e a comunicação entre os candidatos e os recrutadores;
  • Não passar feedbacks adequadamente;
  • Deixar de usar a tecnologia a seu favor na hora do recrutamento e seleção
  • Não aceitar feedbacks dos candidatos.

Todos esses erros podem prejudicar a experiência do candidato, mas é importante lembrar que o não é medido não é melhorado. Então, nossa dica mais valiosa é: sempre faça uma avaliação do processo com os candidatos e peça seus feedbacks. Afinal de contas, só eles poderão dizer o que realmente foi bom e o que foi ruim durante a seleção.

O que fazer para engajar os profissionais no processo seletivo?

Se você leu até aqui, já compreende o quanto oferecer uma ótima experiência ao candidato é fundamental, não é mesmo? Por isso, listamos algumas dicas para te ajudar nesse processo e garantir o sucesso da sua contratação, assim como uma boa imagem da sua empresa com os profissionais do mercado. Até porque, hoje em dia, uma experiência ruim pode arruinar a reputação do seu negócio. Então, fique de olho nos tópicos abaixo. 

  • Facilite o cadastro do profissional à vaga 

Como o cadastro é o primeiro contato do candidato com a empresa, é importante que ele seja de fácil acesso. Outro ponto de destaque é que para melhorar a experiência do interessado a vaga é fundamental fornecer informações sobre a empresa, vaga e tudo que puder ser dito logo de início. Além disso, não peça informações demais, ou dificulte o acesso – com muitos cliques, por exemplo. Quanto mais fácil for a candidatura, melhor! 

  • Apresente a empresa e o seu propósito

Assim como na dica acima, apresentar a empresa e a sua missão é um passo importante para que o candidato saiba se ele quer de fato fazer parte da corporação. Ninguém quer perder tempo se candidatando a uma empresa que não faz sentindo com a sua carreira profissional, nem a empresa quer perder tempo investindo em um profissional que não tem pretensão de crescimento no negócio, não é mesmo? Por isso, tente construir uma conexão com o candidato, apresente os diferenciais e o posicionamento logo de cara. 

  • Cumpra os horários 

Já pensou estar todo empolgado para a entrevista e chegar na hora o RH esquecer do combinado? Não dá né. Sabemos que imprevistos acontecem, mas é essencial que você informe ao candidato quando ocorrer algum problema na hora marcada. Atrasos ou cancelamentos pode gerar desconforto no profissional, e fazer diminuir a vontade dele de fazer parte do quadro de funcionários da empresa. Por isso, aposte em um bom planejamento. 

Essa dica é valiosa, pois sabemos o quanto a entrevista de emprego pode ser um momento tenso para os candidatos. Por isso, tornar o momento mais leve pode tornar a experiência do candidato positiva. Além disso, estude o currículo do profissional antes da entrevista, evite distrações, ouça-o com atenção, evite interrupções e estabeleça uma conexão empática. 

  • Dê feedbacks 

Mesmo que o candidato não tenha sido aprovado, é importante fornecer um feedback. Sabemos que o dia a dia do RH é corrido, porém, para não deixar o profissional esperando uma resposta e para que ele saiba quando o processo seletivo foi encerrado, é essencial dar um retorno. Você pode até criar um texto padrão para dar a resposta aos concorrentes, mas tenha em mente que é preciso ter empatia e respeito com o momento do outro. 

  • Viva a experiência do candidato

Por fim, e muito importante também, seria incrível se você, recrutador, se colocasse no lugar do candidato. Faça as etapas da candidatura, isso dará uma boa visão da perspectiva do candidato. Assim, você conseguirá identificar pontos de melhorias do processo seletivo. 

Agora que você já sabe o porquê deveria se importar com a experiência do candidato, esperamos que com as nossas dicas possa tornar o processo se recrutamento e seleção muito mais positivo para seus talentos. 

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