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Fit cultural: como analisar na hora do Recrutamento e Seleção?

Fit cultural: como analisar na hora do Recrutamento e Seleção?

Mais do que encontrar profissionais competentes e bem capacitados, um bom processo de Recrutamento e Seleção busca encontrar um colaborador que tenha fit cultural com a empresa, que compartilhe dos mesmos valores e que tenha objetivos alinhados aos da organização.

A grande dúvida da maioria dos recrutadores é: “como ter certeza de que a pessoa que está ocupando a vaga realmente possui fit cultural com a empresa?”. Essa é a sua dúvida também? Trouxemos algumas dicas de como avaliar isso na hora da seleção de funcionários. Continue lendo!

O que é fit cultural?

Para conseguir avaliar se um profissional possui fit cultural com a empresa ou não, primeiro você precisa entender exatamente o que significa isso.

A palavra “fit” pode ser traduzida para o português como encaixe ou adaptação. Tendo isso como base, é possível deduzir que fit cultural significa um “encaixe de cultura”. Em outras palavras, quando um profissional possui fit cultural com a empresa, isso significa que ele se encaixa na cultura organizacional em questão.

Ou seja, quer dizer que ele compartilha dos mesmos hábitos, crenças, valores, comportamento e forma de pensar que a organização. Sendo assim, a forma a qual a empresa conduz os negócios é muito parecida com a forma a qual o profissional age em seu dia a dia.

Por exemplo, se determinada empresa é muito engessada e burocrática, ela deve buscar pessoas com essas mesmas características. Por outro lado, se a organização tem uma cultura mais liberal e despojada, contratar pessoas muito engessadas não será a melhor solução, já que conflitos de interesses e ideais podem surgir.

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Como analisar o fit cultural na seleção de candidatos?

Como prometido, trouxemos algumas dicas de como analisar se o candidato possui fit cultural com a empresa. Avaliar esse quesito não é muito difícil, mas antes, você precisa ter em mente qual é ou como funciona a cultura da empresa.

Se você ainda não tem isso definido por aí, veja esse artigo antes de continuar a leitura:

https://blog.lugarh.com.br/cultura-organizacional-qual-a-importancia-e-como-criar-na-empresa/

Se a cultura organizacional da empresa já está definida, é só seguir as dicas que vamos passar a seguir!

Comece pela descrição de vaga

O processo de Recrutamento e Seleção começa na descrição de vagas, então capriche na hora de descrever a empresa e seus valores. Ao fazer isso, o próprio candidato já terá uma noção do que irá encontrar caso opte por trabalhar na organização. Ou seja, ele mesmo aplicará um filtro para saber se possui fit cultural com a empresa ou não.

Além disso, dê certa ênfase nas habilidades comportamentais desejadas para a vaga. Essas habilidades são conhecidas como Soft Skills, alguns exemplos são: proatividade, capacidade de persuasão, habilidade de liderança, comunicação interpessoal etc.

Faça as perguntas certas

Na hora da entrevista é possível fazer perguntas capazes de mostrar se o candidato tem fit cultural com a organização. Essas perguntas têm a ver com a forma que o profissional se comporta em determinadas situações do cotidiano.

Para ilustrar melhor, trouxemos alguns exemplos de pergunta que você pode seguir e se basear:

  • Como você lida quando comete erros no trabalho? Você tem algum exemplo de alguma situação em que isso tenha acontecido?
  • Você prefere trabalhar sozinho(a) ou em equipe?
  • Para você é mais importante entregar um trabalho sem defeitos mesmo excedendo o prazo de entrega, ou entregar dentro do prazo mesmo sem estar perfeito?
  • Qual sua opinião sobre competitividade no ambiente de trabalho?
  • Como você age quando um membro da sua equipe te pede ajuda com alguma coisa?
  • O que te motiva a trabalhar?
  • Por que você acha que trabalhar aqui é uma boa opção?
  • De que maneira você administra suas prioridades no trabalho?
  • Como funciona o seu processo de tomada de decisão?

Esses são apenas alguns exemplos, mas já é possível ter uma noção de como entender um pouco mais sobre o perfil do entrevistado. O importante é saber que tipo de perfil profissional você está buscando e formular perguntas que indiquem se o candidato tem o fit cultural.

Aposte em testes comportamentais

Outra dica muito valiosa para saber se o candidato tem fit cultural, é aplicar testes comportamentais. Eles são testes psicológicos que geralmente possuem perguntas especificamente voltadas para identificar a personalidade ou outras questões que você desejar.

É possível fazer esse teste até mesmo antes da entrevista, como uma forma de pré-seleção de candidatos.

Avalie as experiências anteriores

Avaliar as experiências de trabalhos anteriores pelas quais o candidato já passou também pode ajudar a entender se ele tem fit cultural com a empresa. Isso porque ele pode ter trabalhado tanto em locais com uma cultura completamente diferente da sua empresa atual, quanto em locais com a cultura parecida.

Tendo isso em mente, basta entender se ele se adequou bem à essas empresas ou não. Você pode medir isso com perguntas na hora da entrevista ou até mesmo pelo tempo de trabalho no local em questão.

Aplique dinâmicas em grupo

As dinâmicas em grupo são ótimas para avaliar como o candidato se sai em cada situação específica, podendo assim, imaginar como ele se portaria no dia a dia. Ou seja, além de entender como é a dinâmica de trabalho do profissional, você consegue identificar se ele tem o fit cultural com a empresa.

Qual a importância do fit cultural?

Você já sabe o que é e como identificar se um profissional possui fit cultural com a empresa, mas é importante saber também, qual é a importância de contratar pessoas que realmente se encaixem no perfil e na cultura da organização.

Bom, contratar funcionários com fit cultural influencia diretamente em diversas questões da empresa. Para que fique claro, listamos os principais pontos que são afetados:

  • Funcionários com fit cultural tendem a se manter mais motivados e engajados;
  • o ambiente e o clima organizacional se tornam saudáveis;
  • os colaboradores têm maior bem-estar e permanecem saudáveis física e psicologicamente;
  • fazer o onboarding de novos colaboradores se torna muito mais fácil;
  • a taxa de Turnover se mantém reduzida. Ou seja, há uma alta retenção de talentos e baixa rotatividade de funcionários.

Deu para perceber que contratar pessoas com fit cultural só traz vantagens não é mesmo? Agora é só seguir nossas dicas e começar a ver as consequências disso na empresa!

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