Flexibilidade no trabalho: por que não aderir?

Flexibilidade no trabalho: por que não aderir?

Flexibilidade no trabalho: por que não aderir?

O mundo está em constante mudança. E, consequentemente, todo o mercado e as formas de trabalho também estão. Com isso, além de habilidades técnicas ou operacionais, é cada vez mais necessário que os profissionais tenham soft skills como a flexibilidade no trabalho.

Os profissionais com essa habilidade se destacam no ambiente empresarial e ganham mais vantagens em relação aos outros em suas vidas profissionais. E, é claro, empresas que contam com esses profissionais em seu quadro de colaboradores, também saem ganhando!

Por que não aderir à flexibilidade no trabalho?

Toda empresa, em algum momento, acaba passando por mudanças internas e evoluindo. Por isso, é preciso que os colaboradores que trabalham nela sejam resilientes e saibam se adequar ao que vier.

Por exemplo, nos últimos meses fomos surpreendidos por uma pandemia que acabou mudando completamente as formas de trabalho. Muitas empresas precisaram aderir ao home office e a novas ferramentas, enquanto outras mudaram completamente a jornada de trabalho.

Com certeza, as organizações que contavam com colaboradores com a habilidade de flexibilidade no trabalho tiverem muito mais sucesso do que as que contavam com profissionais mais resistentes à mudanças.

Lembrando que este é apenas um exemplo de mudança dentre tantos outros que podem acontecer dentro de uma organização. Portanto, podemos afirmar que as organizações em que os funcionários possuem essas habilidades têm as seguintes vantagens:

  • São empresas em que os gestores ouvem mais a respeito de novas ideias ou melhorias;
  • Sabem lidar com mudanças ou com crises de forma muito mais assertiva;
  • Conseguem encontrar melhores maneiras de motivar os colaboradores;
  • Se tornam empresas mais inovadoras em relação aos concorrentes;
  • Maximizam as vantagens competitivas;
  • Se destacam no mercado e no nicho em que atuam;
  • São empresas que crescem e permitem que os colaboradores cresçam junto.

Então, se a flexibilidade no trabalho traz tantos benefícios, por que não aderir e desenvolver essa habilidade nos profissionais que atuam na empresa?

Como desenvolver essa flexibilidade?

Se tornar um profissional flexível não é algo que acontece do dia para a noite, mas também, não podemos dizer que é impossível! Sendo assim, se você quer mesmo se tornar uma pessoa resiliente e ter flexibilidade no trabalho, é só seguir as dicas que separamos. Confira:

  1. Seja uma pessoa mais positiva e tente focar mais no lado bom do que no lado ruim dos acontecimentos;
  2. Crie grandes objetivos e metas e não foque em pequenos detalhes que fugirem do plano. Afinal, o importante é atingir o objetivo final;
  3. Sempre ouça as críticas que lhe fizerem, reflita sobre elas, absorva o que for útil e o que não servir para você, jogue fora;
  4. Aprenda com seus erros e não os cometa novamente. Isso se chama evoluir;
  5. Use sua criatividade ao máximo para contornar possíveis problemas que podem surgir;
  6. Sempre que alguma mudança acontecer na sua vida, procure por soluções e não por problemas.

Enfim, para se uma pessoa flexível no trabalho, você precisa ser flexível em todos os âmbitos da sua vida. Por isso, treine a sua habilidade de lidar com mudanças sempre que possível, seja positivo(a) e busque uma constante evolução!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: