Gestão de atividades: como delegar tarefas com efetividade

Gestão de atividades: como delegar tarefas com efetividade?

Delegar tarefas é uma prática importante na gestão de pessoas e demonstra a confiança do gestor em seus liderados. Porém, para delegar e ter uma gestão de atividades eficiente é importante escolher o colaborador responsável e também definir metas e prazos. Caso contrário, nenhum objetivo será efetivamente alcançado.

Quer saber como fazer uma boa gestão de atividades e aprender a delegar as tarefas? Continue a leitura do artigo.

O que é delegar uma tarefa?

Primeiramente entenda que delegar tarefas não é se desligar delas, mas sim compartilhar atividades. Ou seja, o gestor pode escolher um profissional que ficará a cargo de uma determinada atividade, porém a responsabilidade continua sendo do líder.

Para fazer uma gestão de atividades eficiente é preciso ter uma comunicação clara do que se espera do profissional que assumirá a tarefa e de forma alguma deixar de acompanhar seu andamento. Por isso, é importante explicar todo o processo as melhores formas de execução e quais as expectativas com os resultados.

Como delegar tarefas para uma equipe?

Um líder que delega tarefas pode facilmente focar em outras atividades mais estratégicas. Por isso essa é uma ação importante da gestão de pessoas. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para tornar esse processo mais ágil. Confira!

1. Analise o perfil dos colaboradores  da equipe

O primeiro passo para delegar tarefas é escolher um colaborador para assumir a atividade e atingir o objetivo desejado. Saiba que essa escolha é determinante para o sucesso nos resultados. Por isso, é fundamental identificar os conhecimentos, habilidades e comportamento do funcionário escolhido.

Após isso, analise também os colaboradores dispostos a assumir a tarefa e compreenda os pontos fortes e fracos da equipe. Nessa etapa é interessante usar ferramentas que monitorem o perfil comportamental, assim você identifica os compatíveis e que podem entregar resultados positivos.

2. Invista em uma comunicação clara e objetiva 

A comunicação é a base de tudo. Por isso, quando for delegar a tarefa para um funcionário é importante comunicá-lo de forma que faço-o entender que a atividade foi dada a ele pela competência que ele demonstra ter. E reforçamos, é essencial que o gestor explique o que espera como resultado e alinhe expectativas.

3. Estabeleça prazos e objetivos

Quando você determina prazos e objetivos cria a sensação de urgência no colaborador. Além disso, pode seguir cinco competências principais para chegar no objetivo desejado. São eles:

  • Específico
  • Mensurável
  • Atingível
  • Relevante
  • Temporal
4. Acompanhe o andamento da tarefa 

Lembre-se, delegar tarefas não exclui a responsabilidade do gestor nos resultados. Por isso, é importante acompanhar o andamento da atividade junto ao colaborador e tirar todas as possíveis dúvidas que ele tenha. Além de contribuir com tudo que seja feito no prazo estabelecido, ainda pode medir a motivação do funcionário com a tarefa.

5. Mensure os resultados obtidos 

Durante e após a tarefa é importante mensurar os resultados obtidos e dividi-los com o colaborador fazendo um feedback. Essa mensuração pode ser feita com a ajuda de métricas, metas e indicadores de desempenho.

6. Reconheça e recompense os resultados apresentados 

Reconhecer o trabalho feito pelos colaboradores os deixam mais satisfeitos e motivados. Se os resultados não foram positivos, vale a pena investir em feedbacks, treinamentos ou até mesmo o remanejamento do profissional para outra área. A ideia de delegar tarefas é dar a oportunidade do funcionário de crescer e mostrar que pode contribuir de forma positiva com a equipe e empresa.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! <h1> O que é e como formar uma equipe multidisciplinar? </h1>

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão