Gestão de carreira: você sabe por onde começar?

Gestão de carreira: você sabe por onde começar?

Gestão de carreira: você sabe por onde começar?

Carreira, diferentemente de profissão, é algo que se constrói no decorrer do tempo. Para isso é preciso muita dedicação, foco, persistência e, claro, uma boa gestão de carreira. Apesar de muitos profissionais buscarem fazer essa gestão por conta própria, está se tornando cada vez mais comum que o RH das organizações tomem frente e auxiliem os colaboradores nesse processo.

O objetivo das empresas ao auxiliar os profissionais nesse momento, além de ajudá-los a evoluírem e terem um maior desenvolvimento, é reter os melhores talentos e conseguir alcançar os maiores resultados para a organização por meio do trabalho dessas pessoas.

onboarding

O que é gestão de carreira?

A gestão de carreira se trata de um alinhamento entre as projeções e metas profissionais e pessoais de uma pessoa. Isso quer dizer que para ter uma carreira, não é necessário que o profissional esteja sempre trabalhando na mesma área. Além disso, ela é válida para qualquer nível de carreira, não somente os mais altos.

Sendo assim, essa gestão se trata da análise de interesses do profissional a curto, médio e longo prazo (principalmente curto e médio), aliada à análise das competências que ele possui ou pretende desenvolver e a suas limitações ou pretensões na vida pessoal.

É claro que não basta fazer a análise e não planejar quais serão os próximos passos para alcançar as metas e os objetivos. Portanto, a gestão de carreira também inclui o planejamento a ação. É exatamente por isso que a gestão de carreira é mais focada no curto e médio prazo. Porque as ações para alcançar o próximo passo devem ser executadas diariamente.

Como auxiliar os profissionais nesse quesito?

Para ajudar os colaboradores a fazerem uma gestão de carreira, será preciso ter uma conversa com eles para entender o que, de fato, eles esperam de suas vidas profissionais.

A ideia dessa conversa é avaliar, junto com os profissionais, o que eles querem atingir. Assim, é possível entender quais competências e habilidades eles já possuem e quais ainda precisam desenvolver. Ao fazer isso já é possível obter algumas soluções. Por exemplo, se para atingir a próxima meta o profissional precisa ter o inglês fluente, um dos passos é iniciar um curso de inglês avançado.

Outras ações mais específicas podem ser colocadas como próximos passos também. Sendo assim, se o colaborador deseja ser o melhor vendedor, por exemplo, uma boa ideia é elencar todas as medidas que devem ser tomadas para que ele atinja esse objetivo. Para isso, incentive-o à estudar sobre o assunto, pesquisar cases de sucesso etc.

Depois de já ter os objetivos especificados e os primeiros passos em mente, auxilie o profissional a entender como encaixar tudo isso em sua rotina de forma organizada. É fundamental ter certeza de que ficou claro a importância de manter a gestão de carreira como uma atividade diária.

Em resumo, para auxiliar os profissionais da empresa a fazerem a gestão de carreira da melhor forma possível, é só ensiná-los a planejar, colocar em ação e melhorar constantemente os resultados e até mesmo o planejamento, caso necessário.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: