Home office é vantajoso ou prejudicial para a empresa?

Home office é vantajoso ou prejudicial para a empresa?

Muitas empresas já adotaram o Home Office como forma de trabalho, cada uma com sua política. Algumas definem que determinados cargos farão Home Office, outras escolhem dias ou períodos específicos para que o colaborador possa trabalhar em casa, e por aí vai.

Apesar de ter se tornado uma prática muito comum em diversos empreendimentos, algumas organizações ainda possuem uma “pulga atrás da orelha” quanto o escritório em casa. A verdade é que é impossível afirmar se permitir o Home Office é vantajoso ou prejudicial de uma forma tão generalista.

Cada empresa possui uma realidade, e a forma de trabalho que deve ser adotada também é uma decisão muito específica que deve ser analisada profundamente. Para te ajudar com esse dilema, separamos uma lista de vantagens e desvantagens que esse modo de trabalho pode trazer para as organizações.

Vantagens do Home Office

Redução de custos com home office

Como todo mundo sabe, manter um funcionário trabalhando na infraestrutura da empresa traz custos elevados. Esses custos abrangem o aluguel do local, energia elétrica, internet de alta velocidade, água, lanchinhos para os colaboradores em alguns casos, etc.

Portanto, empresas que adotam o Home Office como forma de trabalho, principalmente nos casos em que a modalidade é 100% empregada, possuem custos muito reduzidos. Sendo assim, o valor que seria gasto com infraestrutura pode ser investido em alguma outra área da organização.

onboarding

Ganho em produtividade

Ao mesmo tempo em que os custos são reduzidos, os colaboradores têm mais produtividade. Para muitas pessoas essa informação pode ser um pouco surpreendente. Mas ao contrário do que se imagina, permitir que os colaboradores permaneçam em casa não faz com que eles deixem de trabalhar.

Inclusive, um estudo realizado pela Universidade Stanford mostra que pessoas que têm a possibilidade de trabalhar Home Office apresentam até 13% de aumento na performance de trabalho. Além disso, por estarem mais satisfeitos e em um ambiente que lhes agradam, a saúde mental desses colaboradores tende a se manter em ordem.

Ou seja, se você contratou pessoas de confiança, com certeza o trabalho Home Office será tão vantajoso para elas quanto para a empresa, até porque quanto mais produtivo um funcionário é, mais retorno a empresa tem.

Boa retenção de talentos

Além dos benefícios já citados, outra vantagem que o Home Office pode trazer é a retenção de talentos.

Encontrar e atrair bons profissionais pode ser uma tarefa um pouco difícil. Portanto, quando isso acontece é muito importante que a empresa consiga mantê-los dentro da organização. Permitir que os colaboradores trabalhem remotamente proporciona a eles uma boa qualidade de vida, aumentando a motivação e a vontade de se manterem na empresa.

Para a empresa, reter talentos traz tanto vantagens em bons resultados por parte dos profissionais, quanto vantagens financeiras. Isso porque uma taxa de turnover elevada acarreta em gastos altos e que poderiam ser evitados facilmente.

Desvantagens do Home Office

Falta de controle das atividades

Para empresas muito rígidas e que precisam manter um controle minucioso a respeito das atividades diárias dos colaboradores, o Home Office pode ser um problema.

Saber o que o funcionário está fazendo a todo momento se torna difícil quando não existe a possibilidade de observá-lo de perto. Mas ainda assim existem formas de contornar esse problema.

A empresa pode aderir o uso de sistemas de controle de atividades como o Asana ou o Mondey.com. Dessa forma, é possível acompanhar o trabalho de cada pessoa que faz parte da organização. Outra solução é trabalhar com sprints semanais ou diárias, por exemplo, de maneira que o trabalho é controlado por entregas realizadas.

Falhas na comunicação

Por não haver muito contato humano, falhas na comunicação podem ocorrer quando o modelo de trabalho Home Office é incorporado em uma empresa.

Porém, felizmente essa é outra desvantagem que pode ser revertida. Para isso basta que exista um acordo entre todas as partes para que os profissionais se mantenham sempre atentos aos canais de comunicação pré-estabelecidos.

Inclusive, estabelecer previamente quais serão os canais de comunicação também é super importante para que não haja confusão ou problemas com recados perdidos ou não vistos. Além de evitar falhas na comunicação, essa atitude é benéfica para uma boa organização de todos.

Agora que você já conhece os prós e contras a respeito do trabalho Home Office é só analisar cada detalhe pensando na dinâmica da empresa onde você trabalha e depois, tomar a decisão correta!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão