job rotation

Job rotation: quais são os benefícios que pode trazer?

Já imaginou se todos os colaboradores de uma empresa soubessem exatamente o que cada área faz? E mais, se eles fossem capacitados para conseguir fazer pelo menos o básico de cada uma dessas áreas? Pois bem, é exatamente isso que o Job Rotation proporciona nas empresas!

Essa prática vem sendo cada vez mais adotada nas organizações e promete trazer grandes benefícios para a empresa e para os funcionários. Entenda!

O que é Job Rotation?

Job Rotation é uma forma de rodízio de funções entre os funcionários. Ou seja, durante determinado tempo (quem estabelece o tempo é a empresa), os profissionais se revezam em diferentes equipes ou funções.

Por exemplo, um colaborador do time de suporte ao cliente troca de funções com alguém da equipe de marketing durante uma semana. Sendo assim, um aprende e coloca em prática a função do outro nesse período em questão.

A intenção de fazer isso, é capacitar os profissionais em áreas diversas e claro, fazer com que entendam a realidade de cada setor. Dessa forma os profissionais são capazes de entender a empresa como um todo, e não somente a área em que atua. Outra finalidade comumente observada em empresas que aderem à Job Rotation é de descobrir novos talentos.

A Job rotation pode ser feita em áreas específicas e em tempos pré determinados. Isso significa que não precisa ser a empresa inteira participando da prática e que a duração deve ser determinada conforme a realidade da empresa. Podendo assim, ser feita por um dia, uma semana ou até mesmo um mês.

onboarding

Quais são os benefícios?

Os benefícios da Job rotation são vários e podem ser observados tanto para a empresa, quanto para os profissionais que atuam nela.

Benefícios da job rotation para colaboradores

Para os colaboradores, trabalhar em uma empresa que adere à job rotation pode ser muito vantajoso principalmente no que diz respeito aos novos conhecimentos que ele adquire. Afinal, sempre é bom entender mais de novos assuntos e aumentar as habilidades.

Além disso, ao participar desse rodízio de funções no trabalho, o profissional desenvolve maior flexibilidade e autonomia, melhora a comunicação com o restante da empresa, se torna mais confiante e tende a manter a mente mais aberta, já que aprende a lidar com situações que antes não saberia.

Resumindo em uma característica, o profissional que tem a oportunidade de trabalhar dessa forma, se torna um profissional muito mais dinâmico!

Benefícios da job rotation para a empresa

Para a empresa não poderia ser diferente. As vantagens já começam na descoberta de talentos. Isso porque, ao realocar os profissionais para setores diferentes, há grandes chances de alguém se encontrar em determinada área e se demonstrar um profissional muito bom no setor. A empresa sai ganhando com isso por conta de conseguir bons resultados com esse colaborador.

Outro benefício que a job rotation traz para as empresas é o engajamento dos colaboradores e a retenção de talentos. Por ser uma experiência diferente e que agrega valor, os colaboradores sentem que a empresa oferece algo a mais para suas bagagens quando se trata de desenvolvimento profissional. Isso faz com que eles vistam a camisa e queiram fazer cada vez mais pela organização também.

Então, além de capacitar os colaboradores e aumentar o engajamento entre empresa e funcionário, a organização reduz custos e mantém o clima organizacional saudável e colaborativo.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: