O mapeamento de competência é um um processo que identifica as habilidades e conhecimentos, técnicas e comportamentais, de um profissional. Esse mapeamento pode ser usado como base na avaliação de desempenho de um colaborador, que é quando a organização busca conhecer e medir o desempenho do funcionário, ou seja, como ele está se desenvolvendo na empresa.
No mapeamento, é preciso ter em mente que as habilidades a serem identificadas não podem ser apenas aquelas necessárias para o desempenho da função, mas também estarem alinhadas com o objetivo da organização. Por exemplo, se um dos objetivos da empresa é ter um ambiente receptivo e diverso, ela deve buscar ter colaboradores que tenham o respeito à diversidade como parte de si.
Você sabe como fazer de forma correta o mapeamento de competências? E como utilizá-lo na hora de avaliar o desempenho dos seus colaboradores? Confira tudo isso a seguir!
O que é competência, conhecimento, habilidade e atitude?
Antes de realizar o mapeamento de competências, é preciso esclarecer os termos que são usados nessa área. Muitas vezes eles podem parecer sinônimos, mas, na verdade, têm significados diferentes de acordo com o contexto em que são usados.
Competência é o resultado de uma combinação entre conhecimentos, habilidades e atitudes de um profissional. Ela reflete no seu dia a dia de trabalho e no seu desempenho na função e na empresa. É através dessas competências que a empresa sabe o quanto uma pessoa é capaz de realizar determinada atividade na organização.
O conhecimento é o conjunto de informações técnicas que o colaborador possui. Por exemplo, um jornalista tem conhecimento técnico em produção de textos jornalísticos.
Habilidades estão relacionadas com a capacidade que uma pessoa tem de colocar em prática seu conhecimento. Por exemplo, você pode ter uma boa habilidade com música, mas nunca saber disso, até realmente começar a aprender um instrumento musical.
Por fim, a atitude é a forma que um funcionário mantém relações com seus colegas de trabalho. Ou seja, é como ele se relaciona com outras pessoas dentro da organização.
Como fazer o mapeamento de competências
Para fazer o mapeamento de competências, é preciso trazer as competências estratégicas do negócio para o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Colaboradores se tornam aliados ao objetivo da empresa e, assim, aumentam as chances de melhorar o desempenho e produtividade da equipe.
A seguir, veja quais são os passos a levar em conta para criar o mapeamento de competências no seu local de trabalho:
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Mapeamento das competências necessárias
O primeiro passo é coletar os dados necessários para identificar as competências. Você pode fazer isso através de:
- Pesquisa quali quantitativa: coleta de informações entre colaboradores, gestores e análise de documentos, a fim de saber quais são as competências necessárias para o desempenho de cada função. Para a execução dessa etapa, pode-se realizar um questionário com toda a equipe da empresa;
- Observação: neste momento, o responsável pelo mapeamento de competências deve conviver por um período com as equipes da empresa, com o objetivo de sentir o clima organizacional. Assim, será possível observar as tarefas desempenhadas pelos colaboradores e também quais são suas habilidades e conhecimentos utilizados para exercer a função;
- Análise de dados: após realizar as duas últimas etapas, é hora de analisar os resultados obtidos e realizar comparações para chegar num resultado final das competências necessárias para cada cargo.
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Descrição de competências
Depois que você já definiu quais são as competências essenciais para cada cargo, é hora de construir o mapeamento, descrevendo-as. Isso é importante para que os colaboradores possam entender como eles poderão desenvolver cada uma dessas competências.
Por exemplo, vamos supor que para um cargo de Assistente de Recursos Humanos, seja necessária a competência de “Conhecimento técnico em Excel para preenchimento de planilhas de resultados de avaliações das equipes”. Essa é a forma correta de descrever. Uma forma incorreta, seria apenas exigir “conhecimento técnico”, sem especificar para o quê.
Como aplicar o mapeamento de competências na avaliação de desempenho
Na avaliação de desempenho, serão avaliadas as competências de cada colaborador. Quais são seus pontos fortes e fracos, ou seja, quais as competências em que ele está se saindo bem e as que precisa desenvolver melhor. Essa avaliação deve ser precisa, para que o colaborador entenda onde precisa melhorar.
É importante que a organização seja efetiva em levar conhecimento aos colaboradores para que eles possam desenvolver suas competências. Uma boa forma de realizar isso é com treinamentos para todos os colaboradores, além da oferta de cursos profissionalizantes.
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A estrutura de competências é uma forma de criar padrões esperados para treinamentos e desenvolvimento da equipe, escolhendo indicadores para mensurar. Ela deverá estar alinhada aos objetivos e necessidades da organização.
No passado, muitas empresas adotavam como indicadores parâmetros mais padrões, como: o tempo de experiência na função, a formação profissional, entre outros. Porém, medir apenas esses indicadores não garantem que a pessoa irá também se encaixar na cultura da empresa e buscar objetivos conjuntos.
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Até o próximo artigo!