O que é contabilidade 4.0

O que é contabilidade 4.0?

O mercado de trabalho é dinâmico e está em constante evolução. Como resultado, as novas tecnologias e tendências obrigam as profissões a se reformularem. Esse é o caso da contabilidade 4.0. Hoje, o contador não é mais aquele profissional que lida somente com legislação e cálculos, ele precisa entender de novas inteligências e ter uma ampla visão de negócio.

Neste artigo, falaremos sobre as mudanças da contabilidade, a evolução da profissão e os desafios enfrentados pelos profissionais. Boa leitura!

O que é contabilidade 4.0?

Em resumo, a contabilidade 4.0 nada mais é que usar de ferramentas tecnológicas na execução de tarefas rotineiras dos escritórios contábeis. Na mesma linha, podemos entender essa nova contabilidade como arquivos digitais, teleconferências, softwares automatizados, contador consultivo e outros.

Em primeiro lugar, para esclarecer, o conceito de contabilidade 4.0 é inspirado na Indústria 4.0, uma referência à quarta revolução industrial, em que o alto índice de automatização permite produzir mais em menos tempo.

Sendo assim, tarefas burocráticas como a emissão de guias obrigatórias acessórias passam a ser executadas por sistemas automatizados. E tudo bem, essa é a nova realidade para muitas outras profissões. O contador precisa estar preparado e qualificado para essas tarefas que os “robôs” não conseguem executar. E é isso que o mercado de trabalho atual espera desses profissionais.

Quais os desafios da contabilidade 4.0?

É claro que as mudanças não são feitas do dia para noite, e apesar de a tecnologia ser uma realidade, não é fácil estruturar uma profissão que levou anos para se concretizar com tarefas manuais. Os novos padrões tecnológicos apresentam desafios para a contabilidade. São eles:

  • Acompanhar constantemente as atualizações

Em primeiro lugar, sabemos que a contabilidade é uma área próxima com a tecnologia, e esse é um fator determinante da contabilidade 4.0. Consequentemente, a evolução das metodologias utilizadas pelos contadores é bastante acelerada. Certamente, esses profissionais precisam se manter atualizados com as novidades, ferramentas e novas leis.

Por outro lado, as mudanças frequentes acabam dificultando a atualização e exigem um envolvimento ainda maior dos profissionais para manterem em compatibilidade com as novas práticas e normas. Como resultado, é o que houve  com a implantação do SPED e do eSocial.

  • Buscar capacitação capaz de contribuir com a rotina profissional

Com as constantes atualizações tecnológicas, os profissionais enfrentam os desafios da capacitação. Ou seja, a contabilidade 4.0 exige do contador um grande engajamento por parte dele com a empresa, e dele com os aprendizados — seja com cursos ou especializações.

Em resumo, conforme as práticas e conceitos do setor se atualizam, os contadores precisam ir em busca de conhecimento, para assim se aprimorar na área e oferecer serviços mais completos e eficientes para seus clientes.

  • Estar por dentro das tendências do marketing e mercado contábil

O marketing é um dos pilares para a atuação contábil, sendo assim, é indispensável que o contador se atualize de novas tecnologias baseadas da internet e nas mídias sociais, pois, é um ótimo canal para aprimorar a imagem e prospectar novos clientes.

  • Desenvolvimento de uma visão estratégica

Como citado no início do texto, o contador não é mais aquele profissional que atua apenas com a legislação e cálculos. Sua rotina deixou de ser focada apenas em processos manuais e passou a ser mais estratégica, preocupada com as demandas, clientes e soluções.

E como ao longo do artigo falamos sobre desafios, para alguns contadores ainda é um tremendo obstáculo romper os modelos de atuação tradicionais e assumir uma visão mais estratégica e inovadora. Pois, isso tudo requer uma postura mais tecnológica, para assim romper os padrões do mercado. Ou seja, quanto tempo e dinheiro você está disposto a investir para entrar no mercado(contábil) competitivo?

Se você leu até aqui, é porque está interessado(a) em saber mais e até mesmo aplicar a contabilidade 4.0 no seu negócio, certo?

Para isso, listamos um passo a passo para você se preparar e implantar a contabilidade no seu negócio. Confira!

  1. Pesquise as principais ferramentas tecnológicas para o seu segmento;
  2. Trabalhe o engajamento da equipe;
  3. Automatize o máximo de funções que puder;
  4. Veja se é possível captar mais clientes com a estrutura que você já tem e, se for o caso, realoque profissionais;
  5. Busque estratégias do marketing digital que possam ser usadas de qualquer lugar do país;
  6. Estude! Estude e estude. Não pare de buscar profissionalização;
  7. Crie serviços que possam agregar mais valor ao negócio do seu cliente.

Agora que você já sabe o que é contabilidade 4.0, reflita: você é um contador do futuro? Está disposto a investir seu tempo e seu dinheiro em tecnologia e inovação para atrair novos clientes e entregar soluções eficazes?

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: