Você sabe o que é gamificação? Aliás, sabe como utilizar essa técnica no onboarding dos colaboradores da empresa? Se a sua resposta for não, você pode estar perdendo a chance de ter um processo de integração de funcionários completamente eficaz e que realmente engaja os novos funcionários.
Vamos explicar o que significa esse termo, quais são as vantagens de aplicar a gamificação na empresa e como fazer. Confira!
O que é gamificação?
Se você está lendo esse post, é porque provavelmente já se perguntou o que é gamificação. Gamificação é um termo que vem do inglês: gamification.
Tal termo se refere ao uso de mecânicas que são características de jogos. Essas mecânicas tem como foco principal manter o usuário completamente engajado.
Para ilustrar melhor o que é gamificação, você já reparou que a maioria dos jogos têm o poder de reter a atenção da pessoa? Fazendo com que o usuário se mantenha atento e com vontade de terminar uma fase para então, seguir para a próxima? Pois bem, é exatamente isso que a gamificação faz.
Basicamente, a técnica de gamificar, está relacionada a inserir pontos de atração (como storytelling, trilhas de conhecimento, sistemas de pontuação, rankings etc) para que a pessoa que está percorrendo o caminho (seja esse caminho um jogo ou uma aula) se mantenha interessada em continuar adiante no caminho em questão.
Contudo, fora dos jogos, a gamification pode ser aplicada em situações reais do dia a dia das pessoas, facilitando processos de aprendizado e motivando determinados comportamentos. Ou seja, conteúdos considerados como complexos e não tão interessantes, se tornam materiais acessíveis e muito mais atraentes.
Nas empresas, por exemplo, a gamificação pode ser utilizada para aplicação de treinamentos, onboarding, ou até mesmo como uma forma de gestão de carreira dos profissionais.
Por que implementar a gamificação no onboarding?
Agora que você já sabe o que é gamificação, pode estar se perguntando por que aplicaria essa metodologia no onboarding de novos colaboradores.
Se essa é a sua dúvida, vamos responder agora: você faria isso, porque são diversas as vantagens para a empresa a para o profissional. Afinal de contas, assim como em um jogo, quando um colaborador começa a trabalhar numa empresa, ele não sabe exatamente nada sobre ela.
Somente depois, conforme ele vai aprendendo aos poucos sobre aquele ambiente e sobre o cargo, é que ele vai aprendendo a tomar decisões na prática. Portanto, um bom onboarding pode acelerar esse processo para que o profissional comece a apresentar bons resultados mais rapidamente.
Além disso, o colaborador se mantém engajado com a empresa, aprende a usar novos conhecimentos na rotina do trabalho e tem a cultura de feedbacks reforçada. Outra vantagem valiosa para a empresa é que, com a gamificação, é possível separar melhor o processo de onboarding por etapas, o que facilita a análise de indicadores de desempenho.
Como implementar na empresa?
Mais do que saber o que é gamificação e quais são suas vantagens, é preciso saber como implementá-la na empresa. Pensando nisso, trouxemos um breve tutorial de como fazer:
- Apresente o conceito de gamificação para a equipe envolvida no processo
- Identifique exatamente todos os objetivos do processo de onboarding de funcionários
- Conheça bem o perfil de profissionais que são contratados na empresa
- Programe o comportamento do contratado desejado em cada etapa
- Defina regras, modo de operação e motivadores do processo
- Implemente o que foi planejado e analise cada resultado