O que é investimento e capital semente?

O que é investimento e capital semente?

O que é investimento e capital semente?

Você procura por uma solução que irá ajudar o seu negócio a se estabelecer no mercado? Já ouviu falar no investimento e capital semente? Se quer entender essa etapa específica do negócio das startups continue a leitura deste artigo.

O que é capital semente?

Como todo negócio surge de um planejamento, é fundamental que seja feita etapas de pequisa que entregam a proposta de negócio. E é nessa etapa que o capital semente aparece — um modelo de financiamento para esse tipo de proposta, onde o empreendedor está buscando recursos antes da instalação e desenvolvimento da empresa.

Em resumo, essa etapa é onde o volume de recursos solicitados pelos empresários é suficiente para a implantação da empresa, de forma que possa manter o funcionamento até que o negócio consiga se sustentar com recursos próprios.

É possível que no final desta captação inicial a empresa precise de mais investimentos, sendo assim necessário buscar novamente investidores.

O que é investimento semente?

grupos de investidores que apostam em empresas inovadoras, na forma de um fundo de investimentos. A intenção é investir em uma série de negócios possíveis esperando que um deles se torne um novo ícone mundial.

Para oquem está colocando dinheiro nisso, é um investimento de longa duração, pois as empresas precisam sair do papel, ser implantadas e dar certo. Assim, haverá o retorno financeiro. Há investimento que podem levar tempo para gerar retorno, porém os ganhos tendem a ser vantajosos.

Em resumo, o investimento semente é um aporte financeiro realizado em uma empresa ou startups em estágio inicial. Já o capital semente é o dinheiro investido.

Qual o passo a passo para receber um investimento semente?

Você já planejou e a sua ideia é realmente boa, agora está na hora de garantir o investimento semente para o seu negócio. Confira algumas dicas.

  • Tenha uma ideia inovadora de negócio

Se você já tem uma ideia, não se preocupe. Ela não precisa estar necessariamente elaborada – basta ser interessante suficiente para captar a atenção das pessoas e ter valor para a sociedade. Porém, fique atento! É nesse momento que você poderá buscar um investidor anjo (aqueles que investem antes do plano de negócio completo).

  • Desenvolva um plano de negócios

Em primeiro lugar, faça fazer diversas perguntas e busque as respostas para que o seu projeto fique no padrão necessário de um investimento semente.

  • Apresente o projeto a investidores

A uma série de formas de iniciar uma conversa com investidores: pode ser em editais, espaços da sua cidade ou incubadoras. Acima de tudo, é necessário buscar informações para que esses momentos aconteçam, é o verdadeiro networking.

  • Abra sua empresa

Planejamento feito e recurso encaminhado, é hora de formalizar o negócio para facilitar a transações. Ou seja, é preciso abrir um CNPJ para dar andamento no processo.

Agora que você já sabe o que é investimento e capital semente, que tal arriscar na sua ideia e abrir um novo negócio? Siga o nosso passo a passo e busque as informações necessárias e seja o seu próprio chefe.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙.

 

 

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: