Admissão e demissão são processos rotineiros do RH de uma empresa. Ambos precisam ser tratados com atenção e seriedade, pois envolvem muitas fases. Falando especialmente da admissão, podemos afirmar que uma empresa preocupada com a organização deve ter uma rotina de admissão bem estruturada para evitar possíveis erros.
No artigo a seguir você aprenderá sobre a rotina de admissão e como ela pode influenciar na decisão final da escolha de um candidato. Continue a leitura!
O que é admissão?
A admissão é um dos processos mais importantes de uma empresa. É nessa fase que o RH busca por um profissional que fará parte da equipe e, consequentemente, trará lucros. Todas as fases da admissão servem para que ao formalizar a contratação do colaborador na empresa o RH garanta que foi feita a melhor escolha para a organização. Ou seja, a admissão serve para coletar informações do candidato, fazer testes, conhecer o profissional e, aí sim, confirmar a sua entrada à empresa.
Atualmente, para se ganhar tempo e otimizar os processos do setor, muitas empresas tem optado por fazer a admissão de forma online. Essa prática auxilia o RH nas tomadas de decisões e possibilita ganhar tempo para realizar outras tarefas do setor. Vale a pena conferir os benefícios da admissão digital aqui.
Qual a rotina do processo de admissão?
Como todo processo precisa de um começo, o da admissão é a seleção de candidatos. É a partir dela que a empresa da início a coleta de dados e forma sua base de profissionais. Contratar a pessoa certa para o seu negócio é o ponto-chave do processo de admissão e isso depende de muitos fatores. Conheça um deles:
1. Anúncio da vaga
Divulgar a vaga é a primeira ação que o RH deve fazer. Optar por sites como BNE e Trabalha Brasil são uma opção para alcançar profissionais qualificados. Além disso, atualmente, tem sido muito comum fazer essa divulgação nas redes sociais, Facebook ou Linkedin também ajudam no alcance e há possibilidade de compartilhamento entre os amigos.
2. Seleção
Após divulgar as vagas, o RH provavelmente começará a receber currículos dos interessados. É nessa fase que começa seleção e a avaliação das competências e habilidades descritas no CV. Os testes individuais que são aplicados nessa etapa servem para ajudar o RH a selecionar candidatos que tenham o perfil da vaga.
3. Documentação necessária para a admissão
Após a seleção e a escolha do candidato, é necessário que o RH peça alguns documentos para formalizar a admissão, esse pedido é previsto na lei da CLT. Lembrando que o prazo estipulado para a devolução dos documentos do colaborador é de 48 horas. Confira abaixo os documentos necessários para a admissão.
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (cópia e original);
- Cópia do RG e do CPF;
- Título de eleitor (para maiores de 18 anos);
- Comprovante de residência;
- Inscrição no PIS/ Pasep;
- Cópia do comprovante de escolaridade;
- Registro profissional para as profissões que exigem (por exemplo, o CRM para médicos ou OAB para advogados);
- Certidão de nascimento para futuros colaboradores solteiros;
- Certidão de casamento para os casos em que o colaborador é casado;
- Certificado de reservista para homens entre 18 e 45 anos;
- Atestado de Saúde Ocupacional (emitido depois dos exames admissionais);
- Fotos 3×4;
- CNH se for necessário para vaga.
4. Formalização da contratação
Chegou a hora de assinar o contrato. Essa etapa é a mais burocrática do processo de admissão, pois é aqui que o RH se certifica de todos os documentos, tanto do colaborador quanto da empresa, e garante a conclusão de todas as etapas obrigatórias prevista na lei.
5. Integração do novo colaborador
O famoso onboarding. Essa etapa é mais leve e faz total diferença para o colaborador, afinal, a primeira impressão é a que fica. Então, é a hora de recebê-lo muito bem. Dar todo o suporte que esse novo funcionário precisa faz com que ele se sinta parte da equipe. Não esqueça de explicar a missão, visão e valor da empresa. Além de toda a estrutura, equipe e o funcionamento da hierarquia. Não esqueça do treinamento!
Vale destacar que o exame médico é requisito fundamental e deve ser bancado pela própria empresa, ele serve para verificar a capacidade física e mental do funcionário e está previso na Lei da CLT.
Para concluir, essas são as principais etapas da rotina de admissão. Por isso, é tão importante estruturar o processo admissional, pois são detalhes que fazem total diferença na escolha da contratação e nos resultados futuros.
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Até o próximo artigo! 💙