Onboarding: o que é e como implementar em sua empresa.

Onboarding: o que é e como implementar em sua empresa.

Onboarding: o que é e como implementar em sua empresa.

O onboarding é uma das etapas que compõem a experiência do colaborador e por isso merece total atenção do time, pois pode influenciar na produtividade do novo contratado e até em sua saída no futuro.

O termo onboarding, traduzido do inglês, significa integração. Portanto, na prática o onboarding é um conjunto de ações que são realizadas para a recepção do novo colaborador – ações estas que podem começar antes mesmo do primeiro dia oficial.

Então vamos conhecer melhor esta etapa tão importante da vivência do colaborador em sua empresa e como você pode começar a melhorar o seu onboarding agora mesmo.

Onboarding: o que é?

Como já comentado, o onboarding é este conjunto de ações que vão auxiliar na recepção do seu novo colaborador.

Quando há uma nova contratação, sabemos que a pessoa não vai chegar no primeiro dia e começar a performar 100%. Desta forma, ela precisa de um tempo para se adaptar, conhecer a empresa, o time, a cultura e até suas funções.

De acordo com uma pesquisa da Gallup, um novo colaborador pode levar até 12 meses para atingir seu potencial total de produtividade em um cargo.

E é isso que o onboarding visa melhorar. Através de ações de integração e de aprendizado sobre a empresa, ele tem por objetivo minimizar esse tempo de adaptação.

Além do onboarding ser essencial para aumentar a performance do novo colaborador, ele também cumpre um papel fundamental na experiência deste, como veremos mais adiante.

Enquanto algumas pessoas acreditam que o onboarding começa apenas no primeiro dia oficial de trabalho, nós temos uma visão diferente. Para nós, o onboarding começa desde o momento em que o RH comunica a aprovação do candidato.

Tratamos o onboarding desta forma, pois o novo colaborador já começa a se sentir parte do time após o “sim” e os próximos passos a partir desse comunicado apenas o levam para um lugar: o primeiro dia de trabalho.

Ou seja, depois do “sim” já começa a integração e a visão do colaborador sobre a organização da empresa.

Por que o onboarding é importante?

Produtividade chega mais rápido!

Como já comentamos, o novo colaborador precisa de um tempo para se adaptar ao seu ambiente e suas novas funções, podendo demorar até 12 meses para exercer suas atividades com todo o seu potencial.

Entretanto, com os treinamentos feitos no onboarding, essa curva de aprendizagem pode ser reduzida – e muito! Tudo depende de como você estrutura este momento.

Melhora da experiência do colaborador

Se a primeira impressão é a que fica, o onboarding tem que ser excelente! Afinal esta é a etapa de entrada para a vivência do time.

Colaboradores que passaram por um onboarding bem estruturado são até 2.6 vezes mais prováveis de serem extremamente satisfeitos com o local de trabalho (Gallup). Em outras palavras: onboarding bem feito, colaborador mais feliz!

Redução de Turnover

Sabemos que o primeiro ano de empresa pode ser um pouco turbulento. Aqui o onboarding atua para amenizar estas dificuldades, transformando a experiência do novo contratado para melhor.

E toda essa satisfação com a empresa resulta em uma melhor retenção dos colaboradores, diminuindo consideravelmente a necessidade de novas contratações.

Melhor integração com a equipe

Quem nunca chegou em um novo local e se sentiu deslocado? Ou o time nem sabia de sua chegada? No onboarding isso é facilmente resolvido com ações de apresentação do novo colaborador e do time, fazendo com que eles já se conheçam e interajam antes mesmo do primeiro dia de trabalho.

Como implementar na minha empresa?

Vamos contar um segredinho para você: a sua empresa já faz onboarding!

Sim, é isso mesmo que você leu. Se vocês fazem contratações e recepcionam novos colaboradores, já estão realizando o onboarding.

Mas, talvez esteja na hora de olhar com mais carinho para este momento e estruturá-lo. Então aqui vão algumas dicas e ações que você já pode aplicar.

1 – Analise todas as etapas da recepção do colaborador

Antes de fazer as ações, pare e desenhe todo o processo de recepção do colaborador. Desde o “sim” até o primeiro mês de trabalho. O que ele precisa aprender? Quais são os contatos que são feitos? Com quem ele fala? Como e quando é falado com ele? Anote tuuuuudo.

2 – Faça uma pesquisa com os colaboradores

Sabe quem pode te dizer quais são as dificuldades enfrentadas em cada uma das etapas que você levantou e como você poderia melhorá-las? O seu colaborador que já passou pelo seu onboarding!

Qual foi a maior dificuldade dos primeiros dias? O que ele gostaria que fosse diferente ou mais divertido? Como podemos melhorar? É ele quem sabe essas respostas!

3 – Veja como melhorar aos poucos cada etapa

Agora que você já tem listadas todas as etapas, e já falou com os colaboradores, bora pensar em como melhorar cada uma delas?

O e-mail de boas vindas pode ser mais divertido. O computador pode ser pedido com mais antecedência. Os acessos podem ser entregues um dia antes. A mesa pode ter uma decoração melhor.

Vá aos poucos, mas faça mudanças constantes e logo você terá um onboarding incrível!

4 – Divida os onboardings por setor ou aprendizado

Após todos esses levantamentos, você vai perceber que os onboardings de cada setor precisam de ações diferentes. Claro que várias atividades/ações serão padrões para toda a empresa, mas principalmente os treinamentos precisam ser específicos da área.

Então veja a possibilidade de criar algumas variações para que cada novo colaborador tenha as informações que precisa neste momento. Converse com a liderança para aprimorar os treinamentos.

5 – Faça checklists

Quanto mais complexo vai ficando o seu onboarding, mais difícil fica de acompanhar. Essa aqui é dica de quem tem experiência no assunto: faça checklists para não perder nenhuma ação e nenhum prazo!

Aos poucos se vai longe!

Sabemos que você quer fazer aquele onboarding incrível AMANHÃ, mas infelizmente essas coisas levam tempo. É preciso testar ações, treinamentos, para ver se eles são ideais para o que você precisa. 

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: