Está sentindo que o clima no escritório está “pesado” e o pessoal está desmotivado? Saiba que uma pesquisa de clima organizacional bem aplicada é o primeiro passo para melhorarmos a situação!
Por isso, nesse artigo vamos te dar dicas essenciais para aplicar a pesquisa do zero na sua empresa! Vamos lá?
O que é clima organizacional?
Clima organizacional é um aspecto muito subjetivo que envolve psicologia e comportamento organizacional. Afinal, depende do juízo de valor de cada um.
De todo modo, ninguém pode negar que sente os efeitos do ambiente e suas influência na produtividade, motivação e comportamentos dos colegas.
Por isso, uma pesquisa de clima organizacional tem um papel fundamental no RH. Através desses instrumentos conseguimos identificar como está o ambiente de trabalho.
Assim, entendemos os principais aspectos positivos e negativos percebidos pelos colaboradores.
Quando falamos de motivar equipe, o primordial é saber ouvir eles. Então, essa pesquisa busca ser esse momento de escuta atenciosa para identificar os problemas e levantar soluções.
Enfim, com a pesquisa de clima organizacional iremos conseguir:
- Aumentar a produtividade;
- Reduzir a taxa de Turnover;
- Melhorar a retenção e atração de talentos.
Como fazer a pesquisa de clima organizacional do zero
Planejamento
Todo projeto de pesquisa de clima organizacional precisa ter um planejamento bem feito. Se não, iremos coletar dados que no fim irão dizer nada.
Portanto, sua preparação não pode faltar:
- Objetivo: tenha claro qual problema você busca detectar, isso é importante para conseguir desenvolver as questões certas;
- Metodologia: escolha quais tipos de questionários, plataformas, métodos de análise e outros instrumentos serão utilizados;
- Equipe: defina os responsáveis pela pesquisa e as datas;
- Questões: elabore o questionário com foco no objetivo estabelecido.
- Duração: cuidado com a duração da pesquisa, pois se for muito longa poderá atrapalhar o andamento da empresa.
Não esqueça de sempre manter a transparência. Por isso, comunique com antecedência a pesquisa de clima organizacional e deixe claro o objetivo. Nessa divulgação é importante ressaltar a importância da participação de todos.
Execução
Com tudo pronto, é hora de aplicar a pesquisa de clima organizacional. Para melhores resultados, permita que a participação seja voluntária e as respostas em modo anônimo.
Assim, evita-se constranger os colaboradores, adulterando o resultado da pesquisa.
Ademais, não esqueça de testar as plataformas, caso for utilizar alguma digital, para verificar se foi tudo configurado. Imagine fazer toda a pesquisa e no fim ver que não salvou corretamente os dados!
Análise
Com a aplicação da pesquisa de clima organizada finalizada, organize as respostas. A partir do banco de dados gerado, use os métodos de tratamento e análise de dados que mais se encaixarem para os objetivos.
Há diversos tipos de análise, como nuvem de palavras. Independente do método, temos que conseguir identificar:
- O que é os colaboradores valorizam;
- Quais aspectos negativos levantados por eles;
- Ações que não causam impacto.
Ação
Por fim, crie um relatório que descreva as descobertas e indique as ações que precisam ser tomadas.
Então, com base no que vemos na etapa anterior, o relatório precisará:
- Discorrer sobre as descobertas;
- Identificar ações que são valorizadas e, por isso, ter mais atenção a elas;
- Definir quais medidas serão adotadas para reduzir ou eliminar os aspectos negativos levantados pelos colaboradores;
- Avaliar o descontinuidade de ações que não causam impacto no clima.
Enfim, a pesquisa de clima organizacional irá te ajudar a descobrir todas essas respostas. Mas, está precisando de ideias de como melhorar o bem-estar dos colaboradores? Então, confira este artigo que te ajudamos!