Pesquisa de engajamento: saiba como fazer remotamente

Pesquisa de engajamento: saiba como fazer remotamente

Como anda o engajamento da sua equipe? Você sabia que realizar pesquisa de engajamento é fundamental para medir os impactos da empresa? Sabemos que com a chegada da Covid-19 a rotina empresarial mudou e muitos dos funcionários tiveram que aderir ao regime home office. Porém, nem todos os profissionais conseguem se adaptar as mudanças e manter a produtividade alta.

E para entender como anda o desempenho do seu time, é importante realizar a pesquisa de engajamento. Se ficou interessado(a) no assunto, continue a leitura do artigo.

O que é pesquisa de engajamento?

O mais importante é saber que pesquisa de engajamento não é nenhum bicho de sete cabeças. Para realizar basta elaborar um questionário com perguntas claras e diretas que buscam descobrir, por meio do colaborador, o que é necessário melhorar na empresa para alavancar a produtividade e felicidade dos funcionários.

Apesar de simples, a pesquisa de engajamento é uma das ações mais importantes da gestão de pessoas, pois o que motiva um colaborador pode não motivar outro, assim, ao aplicá-la, você pode descobrir padrões e tendências diferentes do seu time.

Quais os benefícios  da pesquisa?

O maior objetivo da pesquisa de engajamento é entender se os colaboradores estão se adaptando às mudanças ocorridas em determinado período. A partir disso, o RH pode criar ações que impulsionam o engajamento que, consequentemente, ajudam a alinhar os valores e objetivos da empresa.

Sendo assim, os colaboradores se veem como parte do crescimento do negócio, tornando-se mais produtivos para a organização. Por outro lado, aplicar a pesquisa também faz com que a taxa de turnover diminua e a propagação da empresa como uma marca empregadora aumente.

Como fazer uma pesquisa de engajamento remotamente?

Como citamos ao longo do texto, essa ação não é difícil de ser posta em prática. Se você está com a maioria dos seus colaboradores trabalhando home office, pode aproveitar para realizá-la por e-mail ou WhatsApp. Basta certificar-se de usar as ferramentas corretas para gerar resultados precisos.

Além disso, é preciso informar aos colaboradores que a pesquisa de engajamento é feita no anonimato e não terá nenhum tipo de cobrança individual. Por isso, invista em uma comunicação interna transparente.

Ao elaborar a pesquisa de engajamento, você pode construir de 5 a 10 questões objetivas com o foco no que se quer descobrir. Depois disso, basta colher as respostas e preparar os relatórios. Você poderá usar uma ferramenta chamada NPS (Net Promoter Score).

Após isso, o RH deverá estar preparado para colocar em prática as ações que mudarão a realidade apresentada.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! <h1> O que é e como formar uma equipe multidisciplinar? </h1>

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão