Quais são as vantagens e desvantagens do home office?

Quais são as vantagens e desvantagens do home office?

O trabalho remoto tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Afinal de contas, as empresas se vêem na necessidade de se manter tão dinâmicas quanto o mercado pede. Porém, antes de tomar uma decisão de aderir à essa modalidade de trabalho é preciso analisar bem quais são as vantagens e desvantagens do home office.

Nesse artigo você vai entender como funciona o home office e ficar por dentro dos principais prós e contras do teletrabalho.

Como funciona?

Que o home office pode trazer benefícios e malefícios é fato, até porque isso acontece com todas as formas de trabalho. Porém, antes de falarmos sobre quais são as vantagens e desvantagens do home office, vamos explicar rapidamente o que é e como funciona essa modalidade de trabalho.

Se traduzirmos home office para o português, o termo fica “escritório em casa”. Aliás, é exatamente isso que significa essa forma de trabalho: trabalhar em um escritório na sua casa. Essa modalidade é muito usada por freelancers, autônomos ou por empresários que preferem cumprir suas atividades no conforto de suas casas.

Apesar de o home office ser famoso entre esses tipos de profissionais, cada vez mais, as empresas tem aderido a ele por conta de suas vantagens e, nos últimos tempos, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Enfim, no home office, os profissionais trabalham de suas casas seja em 100% da jornada ou, em outros casos, em apenas alguns dias ou períodos. A forma como é feito depende muito do objetivo da empresa ou do profissional.

Quais são as vantagens do home office?

Tanto as vantagens quanto as desvantagens do home office se estendem não só para a empresa, mas também para os colaboradores. Começando pelas vantagens podemos citar as seguintes.

Saúde dos colaboradores

Esse, sem dúvidas, é o principal benefício de manter o home office durante a pandemia do COVID-19. O trabalho em casa contribui para que as pessoas mantenham o isolamento social e, consequentemente, evitem o contágio do coronavírus.

Além de manter os colaboradores seguros em suas casas, a produtividade deles também pode aumentar por isso. Afinal, eles não terão a preocupação de usar o transporte público lotado ou entrar em contato com seus colegas de trabalho. Enfim, poderão focar em seu trabalho sem nenhuma outra preocupação desnecessária.

Redução de gastos

A redução de gastos acontece naturalmente por conta de aluguel de escritório, economia de energia elétrica, pagamento de vale-transporte etc. Embora muitas empresas se proponham a ajudar os colaboradores com os gastos de internet, por exemplo, mesmo assim, a economia pode superar os gastos que teriam com um escritório. Além disso, há a economia com possíveis encargos sociais e fiscais.

Escalas e jornadas flexíveis

O home office traz uma grande vantagem quando falamos de escalas e jornadas de trabalho. Isso porque é possível manter as jornadas muito mais flexíveis do que seriam se os colaboradores trabalhassem num escritório próprio da empresa.

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), os profissionais que trabalham no regime de teletrabalho não fazem jus ao controle de jornada e nem têm direito ao recebimento de horas extras. Entretanto, é possível estabelecer esses pontos em acordos individuais ou em normas coletivas de trabalho.

Quais são as desvantagens do home office?

Agora que você já viu algumas das vantagens, entenda quais são as desvantagens do home office.

Comunicação interna é dificultada

Em empresas onde os times e equipes estão acostumados a se comunicar diariamente sem nenhuma barreira, como a distância, a comunicação interna pode virar um problema. A falha na comunicação pode acontecer caso a empresa não conte com ferramentas específicas para isso, ou até mesmo, caso não haja um alinhamento adequado entre os profissionais.

Problema com foco e produtividade

Trabalhar em casa obriga que as pessoas que não estão acostumados com essa modalidade reaprendam uma nova forma de se organizar. Por isso, o foco e a produtividade podem fazer parte da lista de desvantagens do home office. Para que driblar este problema é preciso se manter muito bem organizado, usar ferramentas de gestão de atividades e estabelecer uma rotina de trabalho eficaz.

O trabalho em equipe pode ser prejudicado

Este é outro problema que pode acontecer justamente por conta da falha na comunicação. Então, para que a empresa não enfrente essa dificuldade é necessário fazer reuniões frequentes, manter uma comunicação próxima entre gestores e colaboradores e manter uma rotina frequente de feedbacks.

Quer saber como estruturar o trabalho remoto na sua empresa? Confira esse guia de estudos que preparamos:

https://blog.lugarh.com.br/guia-de-estudos-trabalho-remoto/

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: