Processo admissional: passo a passo e tudo o que você precisa saber

Processo admissional: passo a passo e tudo o que você precisa saber

Processo admissional: passo a passo e tudo o que você precisa saber

O processo admissional é crucial para o sucesso de qualquer empresa. Sendo responsável por garantir que o negócio conte com os melhores profissionais em suas operações. 

Por isso, hoje iremos te apresentar o passo a passo e tudo que você precisa saber para uma contratação de sucesso.

Prepare seu caderno de anotações e, sem enrolação, vamos lá!

#1 Planejamento do processo admissional

Primeiramente, precisamos planejar o processo admissional para que ele aconteça corretamente. Além disso, essa etapa será o primeiro contato que o novo colaborar possui com a empresa, portanto é primordial causar uma boa impressão — isso ajuda na motivação e satisfação do novo membro.

Alinhe as expectativas com o gestor responsável

Antes de mais nada, é importante ter uma reunião com o gestor da área que irá receber o novo colaborador.

Esse processo tem um enorme impacto no sucesso da contratação. Assim, busque entender o que o gestor está precisando em sua equipe, detalhe as tarefas e responsabilidades, o perfil desejado e outras características.

Descrição da vaga e tipo de contrato

Após a conversa com o gestor é hora de organizar tudo no papel. Assim, descreva no detalhe a vaga, listando as tarefas e responsabilidades, a formação técnica e experiência requeridas. Com isso, descreva também o perfil desejado, alinhando as características da vaga com a cultura da empresa.

Além disso, é fundamental definir o tipo de contratação. Esse é um ponto fundamental para evitar confusões e prejuízos. Afinal, contratar um funcionário que tem um prazo determinado na empresa com um contrato por prazo indeterminado irá custar uma boa quantia à empresa.

Metodologias a serem utilizadas no processo

Conforme o perfil desejado e as habilidades necessárias diversos métodos de entrevista e seleção pode ser utilizado. De toda forma, o método deve estar de acordo com a função.

Ou seja, não faz sentido uma prova escrita para um cargo que não requer conhecimentos técnicos.

#2 Recrutamento e seleção

Objetivando uma contratação de sucesso é necessário que o recrutamento seja feito adequadamente. Muitas empresas fazem essa etapa no automático apenas anunciando em sites de vagas.

Contudo, o recrutamento precisa levar em consideração o perfil de candidato desejado e saber onde ele está. Assim, avalie os melhores locais para atingir esse perfil, em vez de um público abrangente que apenas irá inundar o setor de currículos atravancando o processo admissional.

Por exemplo, profissionais mais seniores podem ser encontrados com mais facilidade em feiras e eventos da área e por LinkedIn. Enquanto funções com baixo requisito técnico pode ser melhor pelos sites de vagas. Tudo depende do perfil buscado e as necessidades da empresa.

Em seguida, faça a triagem dos currículos e telefone para os potenciais entrevistados — para confirmar o interesse, afinal às vezes entre ele enviar o currículo e receber sua ligação já tenha conseguido uma oportunidade em outro lugar.

Assim, com os candidatos selecionados aplique as técnicas de seleção como provas escritas, dinâmica de grupo, entrevista um a um entre outros. Enfim, os finalistas passam pela entrevista com gestor responsável para definir quem será o novo membro.

Quer aprender no detalhe como essa etapa de Recrutamento e Seleção do processo admissional, confira nosso eBook gratuito e saiba tudo. Clique aqui e baixe agora.

#3 Registro dos funcionários

Solicitar documentos

Primeiramente, para realizarmos o registro do processo admissional temos que solicitar uma série de documentos, como:

  • Carteira de Trabalho – CTPS;
  • Título de eleitor;
  • Cópia de RG e CPF;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Registro profissional (como OAB, CRC, CRM caso a função necessite);
  • CNH se necessário; entre outros.

Esses são apenas alguns dos documentos. Como é uma lista extensa, criamos um checklist completo para você, clique aqui para ler.

Elaborar o contrato de trabalho, acordos e termos de benefícios

Com os dados do funcionário é possível finalizar seu contrato, redigindo todos os termos e condições de trabalho, como:

  • Data do início do contrato;
  • Remuneração;
  • Horário de trabalho e seus intervalos intrajornada;
  • Vigência;
  • As funções a ser desempenhada; entre outros.

Além de um contrato bem elaborado também é preciso pedir a assinatura de termos de aceite dos benefícios, como vale-transporte e de acordos individuais ou coletivos que existam.

Exame admissional

O atestado médico admissional é uma etapa obrigatória do processo admissional para todas as empresas. Além da obrigatoriedade, esse exame assegura a empresa que o funcionário está apto, fisicamente, a desempenhar a função.

Dessa forma a empresa fica protegida de contratar alguém que não conseguirá exercer a função por causa da saúde, de processos trabalhistas. Também protege o funcionário contra danos causados durante o trabalho.

Registro eSocial

Com toda documentação em mãos e conferida, é hora de fazer o registro no eSocial. Lembrando que o registro só pode ser feito com toda a documentação que comentamos e deverá ser feito até 1 dia antes do início do trabalho.

Caso não tenha sido possível ter todos os documentos é possível fazer o evento S-2190 que é o Registro Preliminar do funcionário.

Conte com ajuda da tecnologia para facilitar o processo admissional

Esse processo de registro do funcionário é normalmente onde mais há problemas e atrasos. Ou seja, é falta de documentos e erros na hora de registrar… Ainda bem que a tecnologia pode nos ajudar.

Com o auxílio da plataforma Lugarh seu processo admissional fica muito mais simplificado, rápido e barato. Assim, o registro do funcionário é feito pelo celular e ele nem precisa ficar indo na empresa para entregar a documentação.

Isso mesmo, a documentação é enviada pelo nosso app que já faz a qualificação no eSocial. Após isso, basta você conferir e aprovar. E pronto! Simples assim. Nada de ter que lidar com pilhas de documentos, não esquecer de devolver eles no prazo (lembrando que há multas para a empresa que demora para devolver documento de funcionário) e levar dias para realizar todo o processo.

Conheça mais sobre a Lugarh clicando aqui e facilite a vida do seu RH hoje mesmo!

#4 Processo admissional: não esqueça do onboarding

Por fim, mas não menos importante, é essencial dar atenção ao Onboarding dentro do processo admissional.

O onboarding é o momento de apresentar e integrar o novo colaborador na empresa, equipe, cultura e sua nova função. Assim, é uma etapa fundamental para garantir que o colaborador conheça suas tarefas, responsabilidades e se ambiente na empresa para conseguir desempenhar suas atividades sem problemas.

Por sua importância, criamos um eBook completo sobre o Onboarding. Clique aqui e baixe agora seu eBook e entenda como fazer e sua importância dentro de um processo admissional de sucesso.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: