Você já reparou que pessoas bem sucedidas em suas carreiras sempre têm uma história de vida que revela um propósito? Isso acontece porque para que alguém cresça profissionalmente, essa pessoa precisa ter metas e objetivos que a mantenha sempre motivada.
É aí que entra a relação entre propósito e carreira, e a empresa que o colaborador trabalha tem um papel fundamental nisso! Saiba mais neste artigo!
Qual a relação entre propósito e carreira?
Propósito é algo que alguém busca alcançar, ou seja, o que alguém almeja e tem como objetivo. Em tudo o que fazemos é necessário que haja um propósito, e quando se trata de carreira não poderia ser diferente. A verdade é que mesmo que o profissional não saiba ele tem uma meta a ser alcançada.
Ao querer alcançar uma meta, as pessoas têm uma motivação a mais e é por isso e por outros motivos que falaremos a seguir, que ter um objetivo de vida está correlacionado com a carreira. Essa motivação acontece porque o profissional sabe que quanto mais se esforçar, mais próximo de atingir sua meta ele estará.
Como consequência disso, será muito mais fácil alavancar em sua carreira e mostrar todo seu potencial. Por outro lado, para a empresa também existem consequências quando ela conta com colaboradores com um propósito bem definido.
O primeira consequência que devemos citar é o aumento da produtividade. Esse aumento na produtividade acontece justamente por conta de esses colaboradores estarem motivados a dar sempre o melhor de si no trabalho. Sendo assim, os profissionais exercem mais e melhor suas funções.
Outro ponto muito importante é a redução da taxa de turnover e da rotatividade na empresa. Isso acontece porque, ao perceberem que estão tendo resultados e que estão chegando cada vez mais perto de alcançar o propósito profissional, os funcionários permanecem satisfeitos com a empresa.
Qual é o papel da empresa?
A empresa tem um papel mais que fundamental quando a intenção é auxiliar os colaboradores a definirem um propósito profissional e até pessoal. Separamos aqui, algumas dicas de como o RH pode agir para que os profissionais da organização consigam alcançar seus objetivos.
Em primeiro lugar, é preciso identificar e deixar claro para todos qual é o propósito da empresa. Essa é a base para, logo em seguida, identificar se os objetivos dos colaboradores estão alinhados ou não com os da organização. Depois disso, é preciso agir como um coach ou, se possível, contratar um para entender o que realmente motiva os profissionais da organização.
Caso não seja possível contratar um coach, não tem problema. Você mesmo pode aplicar testes e questionários que vão te ajudar a encontrar uma resposta. Alguns dos pontos que esses testes devem abordar são o gosto pessoal do profissional em relação a forma de viver, qual é a forma de aprendizado que traz mais resultado pra ele, quais são suas prioridades, como ele se sente produtivo, como ele age em determinadas situações, o que ele espera do futuro etc.
Por fim, caso os propósitos dos colaboradores e da empresa estejam alinhados, o papel da empresa é manter sua parte para que o propósito seja alcançado. Caso contrário, a organização pode encontrar a melhor forma possível, juntamente com o profissional, de que todos saiam satisfeitos, aumentando assim, o engajamento dos funcionários com o empreendimento.