Houve um tempo em que era considerado comum passar de 70 a 100 horas semanais no trabalho. Com o surgimento da indústria automobilística, esse período foi sendo adaptado, até que em 1940, o governo dos Estados Unidos estabeleceu o limite de 40 horas semanais.
De lá para cá, muitos aspectos mudaram na sociedade e no ambiente profissional, incluindo a busca dos profissionais por mais equilíbrio entre carreira e vida pessoal. Esse equilíbrio traz vantagens comprovadas para a saúde física e mental dos colaboradores, além de beneficiar os resultados das empresas.
No artigo de hoje iremos explorar o papel do Recursos Humanos nessa busca por mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal, dicas de ações e a importância de tornar essa como uma das bases do negócio. Confira!
O que significa ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
Em termos simples, ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional é conseguir conciliar ambos sem sobrecargas e dentro do período esperado. Isso significa não precisar fazer horas extras, trabalhar fora do ambiente ou horário combinado ou em dias de folga.
Além disso, é preciso dedicar tempo de qualidade às atividades pessoais, como estar com a família e amigos, praticar o autocuidado e cultivar hobbies. Conseguir isso tem se tornado uma das principais prioridades dos profissionais modernos, especialmente das gerações millennials e Z. Entretanto, não são apenas os jovens que buscam por uma vida mais equilibrada! Segundo um estudo feito pela consultoria de recursos humanos Randstad a média global de profissionais que buscam por mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional é de 67%, aumentando para 81% entre os brasileiros.
Isso demonstra que o “grande despertar”, movimento conhecido por surgir após a pandemia de Covid-19, se mostra ainda mais intenso no Brasil. Nele os profissionais passaram a repensar seus hábitos, considerar novos modelos de trabalho e buscar por rotinas que os ajudem a se manter mais saudáveis. Para se adaptar a isso, as empresas estão buscando a expertise dos profissionais de RH.
Por que a falta de equilíbrio é prejudicial?
Segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) problemas de saúde mental como o burnout já atingem cerca de 30% dos profissionais brasileiros, gerando perdas anuais de até US$ 63,3 bilhões. Além dele, temos um estudo feito pela plataforma com foco em saúde mental no trabalho, a Vittude, que informa que 37% dos brasileiros sofrem com estresse severo, 59% com depressão grave e 63% com ansiedade extrema. Esses números demonstram a urgência de buscar ações voltadas para o cuidado com a saúde mental, que também pode impactar a saúde física dos profissionais.
Uma das principais causas desse adoecimento é o desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal, frequentemente causado pelo excesso de trabalho, cobranças excessivas e falta de remuneração adequada, entre outros fatores. Esses problemas levam à diminuição da produtividade, motivação e engajamento, prejudicam a criatividade e aumentam questões como turnover, absenteísmo e presenteísmo. Todos esses fatores reduzem a capacidade de produção das empresas, afetam a qualidade das atividades e tornam o negócio menos competitivo e com maiores dificuldades de crescimento.
Ou seja, investir na saúde dos seus colaboradores é também investir na saúde da empresa! Afinal, o capital humano é a base de um negócio de sucesso, sendo essencial que estejam engajados com as metas do local para que elas possam não apenas ser alcançadas, mas também superadas.
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Medidas que trazem mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Ao investir em medidas que ajudam a fomentar um ambiente mais equilibrado, as empresas conseguem garantir uma série de benefícios como: maior retenção e atração de talentos, aumento na produtividade, engajamento, motivação, melhora na qualidade das entregas e uma cultura organizacional mais positiva.
Para conseguir fazer isso é necessário trabalhar uma série de estratégias, indo desde a forma de remunerar seus colaboradores até hábitos da rotina. Conheça as principais ações que ajudam a trazer mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para a vida dos seus colaboradores:
- Flexibilidade nos horários de trabalho;
- Modelos de trabalho remoto ou híbridos;
- Programas com foco no bem-estar;
- Benefícios corporativos flexíveis e diversificados;
- Auxílio na definição de limites pessoais, evitando horas extras e sobrecarga;
- Auxílio no desenvolvimento de habilidades como gestão de tempo e organização;
- Programas de incentivo a cuidados com a saúde física e mental;
- Cultura organizacional saudável e com uma comunicação eficaz;
- Incentivo a pausas frequentes, tanto durante a rotina quanto ao tirar férias e folgas corretamente;
- Verificações regulares e uma cultura de feedback bem estabelecida;
- Bom gerenciamento de responsabilidades e demandas;
- Sistemas de reconhecimento e premiação pelas conquistas;
- Metas e objetivos claros, bem comunicados e administrados;
- Incorporação de atividades de lazer e ginástica laboral.
Lembre-se que o investimento de tempo e ativos nas ações com foco no equilíbrio da vida pessoal e profissional é também um investimento nos resultados do negócio. Atualmente, esse cuidado tem sido uma das principais preocupações das empresas justamente pela percepção de que, para garantir suas metas, é preciso auxiliar seus colaboradores na manutenção da sua saúde.
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O papel do profissional de RH no equilíbrio entre vida pessoal e profissional
O profissional de RH tem se tornado uma figura cada vez mais central e estratégica dentro das empresas. É ele, junto com a gestão de pessoas, quem elabora e coloca em prática as estratégias necessárias para garantir o bem-estar dos colaboradores, melhorar a comunicação entre eles e a empresa, e servir como ponte para equilibrar as necessidades de ambos.
Muitas das ações citadas são desenvolvidas pelo RH, que busca métodos de conseguir integrá-las a rotina de forma funcional e que traga os melhores benefícios as partes. Além, é claro, dele mesmo se beneficiar desse cuidado, já que também é um colaborador importante. No entanto, essa missão pode ser difícil caso ambas as partes não entrem em consenso.
Ainda assim, é através do seu apoio que os colaboradores podem se sentir ouvidos, valorizados e necessários. Algo essencial para o sucesso e para um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
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E aí, o que achou do artigo? Esperamos ter ajudado a entender a importância do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e como começar a inserir isso na sua empresa. Nos conte nas redes sociais como está sendo esse processo! E aproveite para nos seguir, e ficar sempre bem-informado.
Até o próximo artigo! 💙