Quando o onboarding de um colaborador acaba?

Quando o onboarding de um colaborador acaba?

Quando o onboarding de um colaborador acaba?

Quando o onboarding de um colaborador acaba?

O processo de onboarding de um colaborador é essencial em todas as empresas. É uma etapa importante para fazer com que o novo funcionário se sinta integrado ao time e também para o sucesso de sua atuação. Mas, afinal, é quando o onboarding acaba? Em algumas empresas o processo dura apenas uns dias, semanas e até meses.

Neste artigo, vamos explorar o tema, entender sua importância e destacar aspectos relevantes sobre o processo de onboarding e a sua relação com o desenvolvimento e a retenção de talentos.

O que é onboarding e qual a sua importância? 

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é o onboarding e qual a importância que ele tem dentro da sua empresa? O onboarding é um processo essencial que envolve a integração de novos colaboradores à empresa e à sua cultura.

Esse processo ajuda o funcionário a obter todas as informações e recursos necessários para que possa desempenhar bem suas funções e sentir-se parte do negócio.

O onboarding inclui diversas atividades, como a apresentação da empresa, treinamentos, acompanhamento do desempenho, entrega de kits da empresa, reuniões de apresentação e integração com a equipe, entre muitos outros pontos.

Esse processo tem muita relação com o engajamento e a retenção de talentos, por isso é uma ferramenta importante para qualquer empresa. O processo de onboarding pode aumentar a motivação e a satisfação do colaborador, além de reduzir a rotatividade e os custos relacionados à contratação e treinamento de novos profissionais.

Criar um onboarding efetivo é essencial para o bom funcionamento da empresa.

Quais fatores determinam o fim do onboarding? 

Agora que sabemos o quão importante é o onboarding de um colaborador dentro de uma empresa, como saber quais fatores determinam o fim do processo? A resposta para a pergunta varia muito conforme alguns fatores, como o tipo de empresa, o cargo ocupado, o nível da função e a cultura organizacional.

O principal fator que deve ser considerado para finalizar o onboarding é analisar se o colaborador se sente parte da equipe, integrado à cultura da empresa e está apto a fazer suas atividades com segurança, ou seja, se possui todas as informações e recursos necessários para desempenhar suas funções.

Apesar disso, é necessário destacar que o onboarding não deve ter um fim determinado, mas sim etapas contínuas de aprendizado e desenvolvimento. O colaborador está sujeito a novos desafios e situações que precisa enfrentar, o que requer atualizações e adaptações de suas habilidades e conhecimentos.

Quais os desafios para o fim do onboarding? 

Em algumas situações, empresas podem enfrentar problemas para definir o fim do onboarding. Porém, isso acontece, normalmente, quando a empresa não tem um processo de integração estruturado, quando o colaborador ocupa um cargo de alta complexidade ou até quando a cultura organizacional não favorece a integração e o desenvolvimento do novo colaborador.

Por isso, é importante e extremamente necessário que a empresa avalie a situação e adote medidas para garantir que o colaborador esteja completamente integrado à equipe e à cultura da empresa. A realização de treinamentos, a revisão das políticas de integração, redefinição do cargo ou responsabilidades do colaborador e feedbacks constantes são algumas das medidas que ajudam a superar esses desafios.

Quais são as métricas de avaliação do onboarding? 

As métricas de avaliação do processo de onboarding são essenciais para garantir que tudo ocorra da forma esperada. Assim, é possível compreender se o processo teve sucesso e se o colaborador está no caminho certo, rumo ao seu desenvolvimento profissional.

Algumas métricas a serem avaliadas são:

1. Tempo até a produtividade

A métrica está relacionada ao tempo que leva para um novo funcionário atingir um nível de produtividade satisfatório. Isso inclui a conclusão de tarefas, a compreensão do processo de trabalho ou o alcance de metas específicas, por exemplo.

2. Retenção

A retenção é a quantidade de funcionários que seguem na empresa após o onboarding. Quando a taxa de retenção é alta significa que o onboarding está ajudando os novos funcionários a se integrarem à cultura da empresa.

3. Engajamento

O engajamento é responsável por medir o grau de envolvimento dos novos colaboradores com a empresa durante o processo de onboarding. Essa métrica pode ser analisada por meio de pesquisas de satisfação ou feedback.

4. Feedback

O feedback dos novos funcionários é uma métrica valiosa que ajuda muito na avaliação da eficácia do programa. Os comentários são ótimos, pois fornecem insights sobre pontos fortes e fracos do processo, permitindo que os gestores façam ajustes necessários e melhorem nos próximos onboarding.

5. Desempenho

A métrica de desempenho dos novos funcionários após o período de onboarding é muito importante, pois a partir dela é possível medir as avaliações de desempenho e analisar as metas referentes ao cargo.

6. Custo

O custo total do processo de onboarding é necessário para que a empresa tenha controle do tempo e recursos investidos na criação do programa de onboarding, nos custos de treinamento e na integração dos novos funcionários.

Dicas para fazer um onboarding de um novo colaborador 

Como vimos, o processo de onboarding é essencial para garantir a integração de um novo colaborador em uma empresa e também transmitir a cultura e os valores da organização. Por isso, o processo precisa ser bem estruturado e planejado, para garantir a melhor experiência possível para o novo funcionário e atender às suas expectativas. Separamos seis dicas para desenvolver um excelente onboarding.

1. Planeje com antecedência

É importante que o processo de onboarding esteja planejado, organizado e pronto antes do novo colaborador chegar. Defina todos os objetivos, as etapas e os responsáveis por cada atividade. Isso fará com que o processo seja muito mais eficiente e que o colaborador se sinta acolhido desde os seus primeiros minutos na empresa.

2. Comunique-se com o novo colaborador

Mantenha contato com o novo colaborador antes de ele começar a trabalhar. Envie informações sobre a empresa, o cargo, as funções, as expectativas que a empresa tem e o que ele deve esperar do onboarding. Isso ajudará a reduzir a ansiedade do novo funcionário e irá prepará-lo para a nova jornada.

3. Prepare o ambiente de trabalho

Antes do novo colaborador chegar na empresa, confira se o ambiente de trabalho está organizado para ele e preparado para recebê-lo. Todos os equipamentos já estão prontos? A estação de trabalho está adequada? Os materiais de escritório estão separados? O crachá de identificação já está feito? Isso mostra que a empresa é organizada e também se preparou para a chegada do novo colaborador.

4. Apresente a equipe

Para sentir-se parte da equipe, é importante que o novo colaborador conheça todos os membros da sua equipe, além de suas funções e responsabilidades. Isso ajudará com que ele tenha uma ótima integração e garanta a colaboração de todos no futuro.

5. Explique a cultura da empresa

Todos da empresa precisam conhecer e respeitar a cultura da empresa. Isso é um elemento fundamental para o sucesso de toda a equipe. O novo colaborador precisa compreender e adotar os valores, missão e visão da empresa, aplicando todos esses itens no dia a dia do trabalho.

6. Explique os processos e procedimentos

Além de compreender e aplicar a cultura da empresa, o novo colaborador também deve entender os processos e procedimentos internos, como as regras de conduta, políticas de RH, fluxos de trabalho e ferramentas de comunicação. Isso vai fazer com que o novo funcionário saiba como agir em situações diferentes.

Agora que você já sabe o que é o onboarding, qual a sua importância, tempo de conclusão e etapas para garantir um bom processo, coloque nossas dicas em prática. Assim, você vai garantir que o seu funcionário entre na empresa muito mais empolgado e disposto a fazer acontecer.

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Até o próximo artigo. 💙

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