Quantas etapas um processo seletivo precisa ter?

Quantas etapas um processo seletivo precisa ter?

Quantas etapas um processo seletivo precisa ter?

Etapas do processo seletivo

O setor do RH é o responsável pelo processo de recrutamento, por contratar os melhores profissionais, atrair pessoas que possam ocupar os cargos ofertados e selecionar os candidatos mais preparados e capacitados. Um recrutamento estruturado e bem planejado pode garantir uma boa contratação para a empresa.

O processo de recrutamento e seleção pode variar de acordo com a empresa e o cargo pretendido, porém, existem três etapas da entrevista que podem ser comuns no mercado de trabalho e entender quais são essas etapas poderá ajudar você a se comportar em cada uma delas.

Para que serve uma entrevista de emprego?

O processo de seleção tem o objetivo de identificar, entre os candidatos para uma vaga, o que mais se enquadra ao cargo. Os critérios e formatos de entrevistas podem variar de empresa para empresa. Atualmente, muitas organizações estão optando por fazer entrevistas no formato online, mas as mais tradicionais continuam fazendo presencialmente.

Quais são as etapas de um processo seletivo?

O processo seletivo pode ser dividido em três etapas: contato inicial, teste de perfil e conversa com o RH ou com a gestão. Dependendo da empresa, a entrevista pode ser aplicada em um único momento ou com um ou mais recrutadores ou membros da equipe. É importante destacar que as etapas do processo seletivo também podem variar de acordo com o cargo, se for nível júnior, pleno, sênior, especialista ou um cargo de gestão.

A seguir, preparamos mais detalhes sobre as três principais etapas do processo seletivo:

Contato

Essa etapa é muito importante, pois é feito um afunilamento de todos os candidatos para a vaga. O responsável pelo processo seletivo seleciona as pessoas que são consideradas mais preparadas para a vaga. Nesse momento, elas são convidadas para participar do processo seletivo e o primeiro contato é uma conversa rápida, onde é possível esclarecer dúvidas, conhecer o candidato e verificar a disponibilidade da pessoa.

Teste

Nessa etapa da entrevista é o teste, que pode ser técnico ou psicológico. Essa fase é muito importante e é considerada eliminatória. É por meio do teste que a equipe conhece melhor o candidato e verifica se ele possui as expertises dos pré-requisitos. Em caso de teste psicológico, é avaliado o comportamento e se está alinhado às expectativas da empresa

Conversa com o RH ou gestão

Conforme citado anteriormente, a entrevista pode seguir em três etapas e se desdobrar em diversas fases, por isso, a conversa com o RH ou gestão pode ser feita de forma individualizada ou por meio de uma dinâmica de grupo. Após essa etapa, ainda podem acontecer conversas com a equipe ou os líderes e elas podem ser conduzidas em diferentes tipos:

Entrevista individual

Essa conversa tem o objetivo de conhecer mais de perto o candidato e sobre o interesse pela vaga. Ela é conduzida com perguntas previamente preparadas com o intuito de conhecer os valores, visão de mundo e os hobbies da pessoa.

Entrevista técnica

O objetivo dessa entrevista é conhecer o perfil profissional do candidato. Ela serve para entender melhor a trajetória e experiência da pessoa. Nela, é possível verificar se os conhecimentos são compatíveis com os pré-requisitos da vaga.

Essa etapa geralmente é conduzida por um profissional da área, mas também podem participar a equipe do RH.

Quais são as etapas do processo de admissão?

Caso você tenha passado por todas as etapas do processo seletivo, isso significa que você está prestes a entrar na empresa. Porém, ainda será necessário negociar o salário e as possíveis condições de trabalho, visto que, muitas empresas estão oferecendo trabalho híbrido ou 100% home office.

Nessa etapa, geralmente o candidato já tem uma faixa salarial e os benefícios em mente. Porém, é necessário definir com o gestor e RH quais serão eles, o valor pago no final do mês, como será a forma de trabalho e a data de início.

Após a negociação, o candidato será encaminhado para o exame admissional, em caso de contratação CLT, para poder começar a executar o trabalho. O exame pode variar de acordo com o seu cargo, mas em geral, é feito um check up, como: medir a pressão, peso, altura, batimentos cardíacos, consultar se existem fraturas, alergias e condições médicas.

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Até o próximo artigo! <3

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